Resenha: Piscina Já!
Livro: Piscina Já!
Autor: Luiz Antonio Aguiar
Editora: Biruta
Rating: [rating=4]
Skoob
Sinopse
Era um Brasil bem diferente.
Um país debaixo de Ditadura.
Tem gente que não conheceu esses tempos e nem imagina como foi. Era dureza, chumbo grosso. O Brasil estava um breu na época. E mesmo assim a garotada do Condomínio da Colina partiu para a briga contra a repressão.
E foi uma aventura dessas que quem viveu nunca esquece!
Como foi? No que deu?…
Está contado aqui… em Piscina Já!
Uma viagem para um tempo em que gente como a gente lutou – de várias maneiras – pela liberdade!
Capa & Diagramação
Eu já sabia da fama da Editora Biruta de ter livro esteticamente impecáveis e tudo se confirmou quando eu recebi o primeiro livro de parceria deles junto com dois catálogos lindos.
O formato e a encadernação estão perfeitos e as ilustrações exercem um papel tão importante nessa publicação quanto o texto.
Personagens, Enredo & Impressões gerais
O livro é narrado por uma garota de 11 anos que vive no Rio de Janeiro com sua família. Dentre as brincadeiras da garota com sua turma numa vizinhança da classe média carioca o personagem que se destacou, para mim, foi o tal do Tio Zeca.
O Tio Zeca é um cara jovem, simpatizante do Che Guevara, que apresentou Beatles para a molecada mas que um dia simplesmente sumiu.
O enredo se desenrola enquanto participamos dessa história pela visão da menina e “assistimos” como a família lida com o sumiço de Zeca e, ao mesmo tempo, como a repressão militar acontecia de formas diferentes em lugares diferentes. Até mesmo no Condomínio da Colina onde a família ia passar as férias e feriados a vizinhança foi afetada pela repressão e pelo medo.
Piscina Já! é muitíssimo indicado para leitores de qualquer idade já que o livro trata de um tema que deve ser explorado tanto para quem conhece e viveu nessa época quanto para a galera mais jovem.
“- Ele é general - disse a Zuzu. - Eles mandam no Brasil. Então mandam aqui no condomínio também.”
Adorei a bordagem leve e sutil de um tema tão delicado e trágico. O livro é triste mas a narração da um tom de jovialidade e leveza sem igual!
Você vai gostar se: enredos simples, leituras rápidas, Brasil nos anos 80.
Não leia se não gosta de: ponto de vista infantil.
Ideias centrais: Ditadura Militar, infância.






One Comment
Beatriz Cavalcante
Os livros da bitura são um amorzinho. <3
Eu tô desejando muito esse. Faz um tempo já que eu não leio infantis e esse parece ser tão legal. Além de tudo, a capa dele é maravilhosa! <333
Beijos!