web analytics
livros

Resenha: Gente Ansiosa

Sinopse

A busca por um apartamento não costuma ser uma situação de vida ou morte, mas uma visita imobiliária toma tais dimensões quando um fracassado assaltante de banco invade o apartamento e faz de reféns um grupo de desconhecidos.

O grupo inclui um casal recém-aposentado que procura sem parar, casas para reformar, evitando a verdade dolorosa de que não é possível reformar o casamento. Há um casal que, prestes a ter o primeiro filho, não concorda sobre nada. Acrescenta-se uma mulher de 87 anos que já viveu demais para temer uma ameaça à mão armada, um corretor imobiliário assustado, mas ainda disposto a vender, e um homem misterioso que se trancou no único banheiro do apartamento, e assim completamos o pior grupo de reféns do mundo.

Cada personagem carrega uma vida de reclamações, mágoas, segredos e paixões prestes a transbordar. Ninguém é exatamente o que parece. E todos — inclusive o ladrão — estão desesperados por algum tipo de resgate. Conforme as autoridades e a imprensa cercam o prédio, os aliados relutantes revelam verdades surpreendentes e desencadeiam eventos tão inusitados que nem eles próprios são capazes de explicar.


Livro: Gente Ansiosa
Autoria: Fredrik Backman
Tradução: Maira Parula
Editora: Rocco
Rating: 5 estrelas
Compre o livro: Amazon


Capa & Diagramação

A ilustração da capa chama atenção pela simplicidade e pelas cores chamativas. Acredito que represente de uma forma geral a história pois não me remete a nada muito específico, mesmo após terminar a leitura.

Personagens, Enredo & Impressões gerais

Uma das tarefas mais desafiadoras para mim é falar sobre coisas que eu gosto muito. Parece que a emoção toma conta e fica difícil ser eloquente e não parecer piegas. Eu até hoje não fiz uma resenha de Harry Potter por essa razão!

Apesar de ter terminado a leitura de Gente Ansiosa há algum tempo eu demorei para vir aqui falar sobre o que achei por causa disso. Que surpresa boa foi essa história!

Iniciei essa leitura sem expectativa nenhuma. Tinha lido a sinopse há muito tempo e, depois de várias indicações, havia adicionado a obra a minha lista de desejos. Os livros da Rocco sempre são meio caros e acabei aproveitando aquela chuva de cupons de desconto da época da Black Friday para adquirir esse.

Saí completamente da minha zona de conforto nessa leitura. Geralmente, livros que trazem humor na história, ainda que seja de forma secundária como nessa obra, não me agradam. Mas que equilíbrio perfeito entre o drama de cada história de vida dessas pessoas e o humor trazido às situações pelo autor.

Eu marquei muitas passagens do livro e poderia listar aqui muitos trechos que mexeram comigo. Achei interessante, especialmente os momentos em que as questões com ansiedade foram abordadas, assim como as inseguranças da vida adulta, os questionamentos filosóficos do propósito da vida e as críticas a vida cotidiana vazia de significado que a maior parte da população mundial vive hoje. É muito assunto para um livro só!

Me identifiquei um pouquinho com cada uma das histórias narradas e fiquei encantada com a mensagem de compaixão e solidariedade contida na obra.

Não tenho certeza se o público mais jovem se conecta tanto com a história quanto o pessoal que já está acima dos 30 anos (assim como eu). Mas pelo que vi por aí todo mundo curtiu essa leitura, ainda que uns mais e outros menos. Gente Ansiosa ficou no meu top 5 de melhores leituras de 2021. Ainda não terminei de assistir a minisérie disponível na Netflix mas, pelos episódios que já assisti me pareceu ter uma pegada bem diferente (e não tão interessante ao meu ver).

Pontos positivos: leitura leve, equilíbrio perfeito entre humor e trama, traz várias reflexões importantes.

Pontos negativos: talvez se você não gosta de histórias com muitos personagens pode não curtir esse livro, possui alguns gatilhos sobre suicídio.

Gosto de cartões postais, livros e tenho um amor infinito por animais. Pretendo conhecer toda a Europa em breve e, às vezes, gosto de me aventurar na cozinha.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *