web analytics
livros

Resenha: A Magia do Silêncio

Livro: A Magia do Silêncio
Autora: Kankyo Tannier
Tradutora: Patricia Xavier
Editora: Sextante
Rating: [rating=4]
Adicione à sua estante: Skoob | Goodreads

+ Exemplar cedido pela editora para resenha


Sinopse

Celebrada como uma nova e original voz do budismo, a monja francesa Kankyo Tannier parte de sua rica experiência pessoal para nos mostrar o poder transformador da prática do silêncio.

Não apenas o silêncio das palavras, mas também dos pensamentos (reduzindo julgamentos e críticas internas), dos olhos (evitando o excesso de informações) e do corpo (reencontrando o prazer de estar presente a cada momento).

Escrito com sensibilidade e a dose certa de humor, A magia do silêncio traz dicas, meditações e exercícios práticos para incluir pequenos intervalos de paz na agitação do dia a dia.

Ao fazer essas pausas, os sentidos despertam e voltam a se abrir para as maravilhas escondidas na vida cotidiana.


Capa & Diagramação

A capa transmite, por meio de imagens que remetem a uma paisagens e por meio das cores suaves, a calma que a autora propõe ao leitor. A mistura de formas e cores é muito compatível ao conteúdo da obra e é um delícia de olhar. A diagramação interna é bem espaçada e proporciona uma leitura muito confortável.

Personagens, Enredo & Impressões gerais

Apesar de estar ciente dos efeitos benéficos da meditação eu ainda não consegui incorporar esta prática ao meu cotidiano. E olha que é um desenho bem antigo! O início é frustrante e sempre deixo que este sentimento me desanime de continuar. Ler sobre Mindfulness (Atenção Plena) e sobre acalmar a mente é um pequeno passo para que eu vença aos poucos minhas dificuldades. Caso se interesse pelo assunto leia a resenha do livro Atenção Plena em Poucas Palavras, também da Editora Sextante no blog.

Para a minha sorte, muitos livros estão sendo lançados com o foco nesse público que vida uma vida agitada e carrega uma multidão de pensamentos caóticos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Essa categoria de livros visa simplificar ao máximo as práticas e guiar seus leitores na inserção destas no dia a dia.

Fico muito feliz quando encontro uma destas publicações que falam o que eu preciso ouvir de um jeito gostoso de ler, fácil de interpretar e que me animam a colocar alguns exercícios em prática.

Sem querer ser pessimista (mas já sendo), estou ciente de que não terei sucesso em metade das sugestões de Kankyo Tannier. É difícil silenciar a mente quando não temos sequer um minuto de silêncio ao redor, quando cada minuto do dia é cronometrado para executar tarefas e obrigações ou quando o único tempo que disponível é quando já não conseguimos responder por nós mesmos de tanto cansaço.

Ainda assim, em meio a tanta toxicidade, intolerância, violência, convenções sociais e rotinas urbanas vazias, não vejo outra maneira de encontrarmos a felicidade e a realização espiritual que não seja acalmando nossa mente, aprendendo a nos conhecer, a sentir gostos, cheiros, texturas, a nos sentirmos vivos e direcionarmos nossa vida para a simplicidade, para a compaixão e para a plenitude de simplesmente existirmos, estarmos aqui e agora. Estarmos bem.

Pontos positivos: livro fino, leitura leve, com uma escrita bem informal, sem termos técnicos e sem enrolação.
Pontos negativos: caso você não seja muito fã de meditação, contemplação, controle da mente você não aproveitará muito essa leitura.

Gosto de cartões postais, livros e tenho um amor infinito por animais. Pretendo conhecer toda a Europa em breve e, às vezes, gosto de me aventurar na cozinha.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *