web analytics
livros

Resenha: A Duquesa Feia

Livro: A Duquesa Feia
Autora: Eloisa James
Editora: Arqueiro
Rating: [rating=3]
Adicione à sua estante: Skoob | Goodreads

+ Exemplar cedido pela editora para resenha


Sinopse

Como ela ousa achar que ele a ama, quando Londres inteira a chama de Duquesa Feia?
Theodora Saxby é a última mulher com quem se poderia esperar que o lindo James Ryburn, herdeiro do ducado de Ashbrook, se casasse. Mas depois de um pedido romântico feito na frente do próprio príncipe, até a realista Theo se convence de que o futuro duque está apaixonado.

Ainda assim, os tablóides dizem que a união não durará mais do que seis meses.

Em seu íntimo, Theo acredita que os dois ficarão juntos para sempre… até que ela descobre que o que James desejava não era seu amor, mas seu dote.
E a sociedade, que primeiro se chocou com seu casamento, se escandaliza com sua separação.
Agora James precisará enfrentar a batalha de sua vida para convencer Theo que ele amava a patinha feia antes que ela se transformasse em cisne. E Theo logo descobrirá que, para um homem com alma de pirata, vale tudo no amor – e na guerra.


Capa & Diagramação

Adoro quando as capas focam em um elemento só e gostei muito da combinação de cores dessa. Na verdade todas as capas dessa série são lindas! A diagramação interna é limpa e proporciona uma leitura confortável.

Personagens, Enredo & Impressões gerais

As tramas de amor, aparências e dinheiro rendem muitas histórias! E nós amamos ler todas elas! Eloisa James apostou nessa trama com os ingredientes certos e encantou os leitores novamente com A Duquesa Feia.

O livro em questão é o quarto volume da série Contos de Fadas. Não é necessário que você leia todos da série ou siga alguma sequência determinada. Os livros são independentes entre si e são um prato cheio para quem gosta de romances épicos. A série traz releituras dos contos de fada e A Duquesa Feia é a releitura de O Patinho Feio. Não era meu conto favorito mas ficou muito bom na interpretação de Eloisa James.

Ao ler o título do livro eu já imaginei que a autora ia ser super ousada e criaria uma personagem parecida com as irmãs “esquisitas” da Cinderela. Acho que acabei misturando os contos de fada todos nessa minha mania de não ler as sinopses. Porém, ao ler a sinopse vi que não era nada disso e me pareceu ser aquelas histórias de transformação que a gente ama ler. Bingo!

Theodora é uma personagem forte e inspiradora. A melhor característica dela é não dar tanta ênfase para o opinião que todos têm dela. Ela sabe que não é a mulher mais bela de todas e sabe que suas características não se encaixam no padrão de beleza da sociedade. Sabe também que se ela se esforçar ela pode melhorar isso. James é um mocinho vítima da ganância de sua família e que pode quase causar raiva no leitor mas que é cativante demais para isso.

“Nas semanas e nos anos seguintes, quando olhasse para trás, ela identificaria aquele instante como o momento exato em que seu coração se partiu em dois. O momento que separou Daisy de Theo, o tempo antes e o tempo sepois. No tempo antes, ela tinha fé. Tinha amor. No tempo depois… teve a verdade.”

A amizade entre James e Theo, que foram criados na mesma casa, também é um ponto forte do livro. Além de todas as empreitadas de romance e discórdia propostos pela autora, a base da relação dos dois é amizade, companheirismo e cumplicidade. Como eu acredito que isso é de extrema importância na “vida real”, esse foi um dos aspectos que me cativou durante a leitura.

Alguns aspectos, contudo, me incomodaram. Algumas soluções propostas pela autora foram muito simples e aconteceram de forma muito rápida. Me pareceu que muita energia foi gasta em alguns pontos da história enquanto outros aconteceram de forma apressada.

Os toques de humor, a sagacidade dos diálogos e a mensagem geral abordada pelo livro são os grandes trunfos de Eloisa James nessa obra. Ela não sai muito da zona de conforto desse gênero literário mas não tem erro se você gosta de um romance épico tradicional. Se joga!

Pontos positivos: leitura leve e gostosa que corre rapidamente.
Pontos negativos: segue a fórmula dos romances épicos atuais.

Gosto de cartões postais, livros e tenho um amor infinito por animais. Pretendo conhecer toda a Europa em breve e, às vezes, gosto de me aventurar na cozinha.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *