web analytics
livros

Resenha: Poesia que Transforma

Livro: Poesia que Transforma
Autor: Bráulio Bessa
Editora: Sextante
Rating: [rating=4]
Adicione à sua estante: Skoob | Goodreads

+ Exemplar cedido pela editora para resenha


Sinopse

Este livro é uma homenagem à poesia e a tudo o que ela é capaz de proporcionar. Com mais de 30 de seus emocionantes poemas, alguns deles inéditos, Bráulio Bessa nos conta um pouco das histórias do menino de Alto Santo, no interior do Ceará, que se tornou poeta e ativista cultural.

Desde o primeiro encontro com a obra de Patativa do Assaré, aos 14 anos, até a fama na televisão, ele mostra como a poesia transformou sua vida.

Com ilustrações do artista baiano Elano Passos, o livro traz ainda depoimentos de fãs de todos os cantos do Brasil, revelando como as palavras de Bráulio são capazes de inspirar pequenas e grandes mudanças.


Capa & Diagramação

Eu amo a simplicidade da capa! Poucos elementos foram inseridos o que valorizou ainda mais as formas, cores e tipografia. A diagramação interna é muito bem trabalhada e inclui destaques para alguns trechos de poemas e ilustrações conceituais.

Personagens, Enredo & Impressões gerais

Os poemas do segundo livro do poeta Bráulio Bessa são intercalados com relatos de sua vida e de sua trajetória que começou muito antes de sua recente popularidade na TV. O grande público o conheceu após Bráulio ser convidado para declamar uma poesia por semana no programa Encontro da TV Globo. Sua trajetória, no entanto, teve início por volta do ano de 2011 ao criar a página Nação Nordestina no Facebook.

O que torna a poesia de Bráulio Bessa tão especial é o sentimento, a representatividade e o orgulho de ser nordestino imbuídos em mensagens de amor, união, recomeço e auto-estima.

Eu não sou uma grande leitora de poesia porém tenho gostado muito de alguns autores de poesia contemporânea. Ele escreve exatamente o tipo de poesia que eu gosto de ler. O tipo de poesia leve, fácil de ler, que inspira, te dá forças e te ajuda a se reerguer em momentos difíceis. Acredito que assistir a força do outros e as vitórias alheias nos ajudam a seguir seus passos.

“Que o medo de cair
não lhe impeça de voar.
Que o medo das feridas
não lhe impeça de curar.
E que o medo do toque
não lhe impeça de abraçar.”

Os relatos no final do livro só confirmam meus pensamentos. A poeta nordestino de fato serve de inspiração para muita gente e, em muitos casos, sua poesia acontece na vida de algumas pessoas como uma mensagem dos céus, uma mensagem de superação e de força.

Além de ser uma delícia de ler acredito que esse poeta veio para abrir portas para mais nordestinos, abrir os olhos do resto do Brasil para o talento e a cultura dessa região e abrir nossos corações para todas os assuntos que ele se propõe a falar.

Pontos positivos: leitura fluida, rápida, com um tom de otimismo.
Pontos negativos: por não haver muita identificação com alguns assuntos poucos poemas foram realmente relevantes para mim.

Gosto de cartões postais, livros e tenho um amor infinito por animais. Pretendo conhecer toda a Europa em breve e, às vezes, gosto de me aventurar na cozinha.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *