Resenha: Me Poupe!

Livro: Me Poupe!
Autora: Nathalia Arcuri
Editora: Sextante
Rating: [rating=5]
Adicione à sua estante: Skoob | Goodreads

+ Exemplar cedido pela editora para resenha


Sinopse

A história da jornalista e youtuber Nathalia Arcuri é ao mesmo tempo inspiradora, divertida e instrutiva. Dona de uma inteligência financeira extraordinária, lapidada com cursos de especialização e coachings, Nathalia começou a compartilhar suas táticas para poupar e investir primeiro no blog poupecomSara, em 2014. No ano seguinte, valendo-se de sua familiaridade com as câmeras – foi repórter e apresentadora no SBT e na Rede Record –, lançou o Me Poupe! no YouTube, inaugurando o conceito de entretenimento financeiro.
Neste livro, pela primeira vez, Nathalia explora as causas da dinheiro fobia, um mal identificado por ela que corrói o relacionamento das pessoas com o dinheiro. Além disso, apresenta, de maneira simples e organizada, os dez passos que a levaram ao sucesso financeiro:
1) Fale sobre o dinheiro antes de o dinheiro faltar (e ele não vai faltar).
2) Tenha objetivos claros.
3) Cuide do autoconhecimento. Só quem se conhece bem consegue definir prioridades e planejar a vida financeira.
4) Não faça desaforo para o dinheiro que você suou tanto para ganhar!
5) Me poupe, se poupe, poupe.
6) Nos juros compostos acredite.
7) Aprendizado tem que ser constante.
8) Esqueça o que te disseram sobre aposentadoria.
9) Assuma a responsabilidade e permita-se errar.
10) Agradeça e comemore todos os dias.


Capa & Diagramação

A capa é bem a cara da Nath e do canal dela! Eu acabei não fotografando mas as imagens da capa e da parte de trás do livro fazem um conjunto engraçadinho e esperto bem característico da autora.

Personagens, Enredo & Impressões gerais

Quando eu descobri o canal da Me Poupe! eu não sabia o que assistir primeiro. Eu queria consumir todo o conteúdo de uma vez e ficar expert em finanças de um dia pro outro. Isso acontece pois a Nath passa confiança (e isso vale muito para quem é bicho do mato como eu em questões econômicas) e porque ela empodera desde quem está endividado até quem tem uma grana boa pra investir.

Do jeitinho dela a mensagem é transmitida e quando termina um vídeo todo mundo já têm ideias novas na cabeça. Cada um com seu propósito, cada um com seu orçamento, cada um com seu plano para atingir seus objetivos e viver uma vida mais feliz.

A mensagem contida no livro complementa o que a Nath traz no canal. Pode ficar tranquilo que você não estará lendo mais do mesmo. O que eu mais gostei do livro é que além de estar organizado em etapas, a autora propõe várias atividades para ajudar o leitor a atingir seus objetivos. Prepare-se para rabiscar valores, cálculos, objetivos, sonhos e prazos no livro. Ele é cheio de espaços para que o leitor preencha os “exercícios”, tudo com a tutoria da nossa mestra em finanças. Tudo é feito com muita organização, numa sequência lógica para que a gente não “passe o carro na frente dos bois” (igual eu sempre faço lá no canal hehehe!).

“Quando a gente tem um objetivo, poupar se torna muito mais fácil, racional e, sobretudo, estimulante.”

Na obra literária a gente acaba descobrindo mais sobre a trajetória da Nath, sobre os riscos, os fracassos e as alegrias que ela já vivenciou. Eu super me identifiquei com ela. Sempre falei abertamente de dinheiro mesmo num ambiente em que as pessoas não aceitam ser transparentes nesse quesito e sempre fui chamada de pão-dura, neta de judeu. Fazer o quê? Sou as duas coisas mesmo hehehe!

Dois fatores foram extremamente importantes para que esse livro ganhasse cinco estrelas na minha avaliação: aprendi sobre finanças no meu tempo, no meu ritmo e ainda por cima com o jeito super informal e super bem-humorado na Nath. Ás vezes ela é grossa, às vezes escrachada, sempre surpreendente. Sério, o conteúdo desse livro não tem valor!

Pontos positivos: bem organizado, cheio de espaços para você se planejar, fazer contas e se organizar financeiramente. Tudo com a tutoria da Nath, parecendo que ela está do seu lado te ajudando.
Pontos negativos: caso você seja seja super despreocupado com dinheiro ou não esteja disposta a organizar sua vida financeira vai achar metade das coisas que ela conta e ensina meio loucas.

By Evelyn

Viciada em farinha láctea, cartões postais, livros e tenho um amor infinito por animais. Pretendo conhecer toda a Europa em breve e, às vezes, gosto de me aventurar na cozinha.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *