Resenha: Escrevi Isso Para Você

Livro: Escrevi Isso Para Você
Autor: Iain S. Thomas
Editora: Sextante
Rating: [rating=4]
Adicione à sua estante: Skoob | Goodreads

+ Exemplar cedido pela editora para resenha


Sinopse

Escrevi isso pra você é uma coletânea de poemas contemporâneos sobre os diversos momentos do amor: a paixão e o encantamento dos primeiros tempos, o lento afastamento, a solidão a dois, a dor do fim e a esperança de novos começos.

Reunindo cerca de 200 textos divididos em quatro partes – Sol, Lua, Estrelas, Chuva –, o poeta sul-africano Iain S. Thomas combina palavras profundas e intensas com fotografias frias e impessoais. O resultado é um livro que provoca uma explosão de sentimentos perturbadores e conflitantes, mas totalmente familiares a qualquer pessoa que já tenha amado e sofrido pelo menos uma vez.

Conhecido nas redes sociais pelo pseudônimo pleasefindthis, o autor começou sua trajetória na internet, publicando poemas e fotos em seu blog pessoal. Com o tempo, seu trabalho ganhou repercussão, se transformou em livro e encantou milhares de leitores ao redor do mundo.

Com extrema delicadeza, Escrevi isso pra você expõe a natureza frágil das relações humanas e as nuances líricas e obscuras do amor.


Capa & Diagramação

Amo este livro como peça gráfica em geral. Além de ter uma capa super bonita as fotos do interior adicionam uma experiência quase que sensorial à leitura. É uma peça gráfica de alta qualidade!

Personagens, Enredo & Impressões gerais

O grande trunfo desse livro é a comunicação direta do autor com o leitor. A todo momento parece que o “você” referido no título e em grande parte (se não todos) os poemas é realmente o leitor.

Eu só não senti que Iain Thomas se dirigiu a mim nos poemas que traziam ideias muito diferentes da minha realidade ou da minha maneira de pensar. Mas isso aconteceu poucas vezes.

Dentre as poesias, alguns dos assuntos abordados são reflexões sobre situações cotidianas, amor, perda, morte, saudade, solidão, ansiedade e outras várias sensações e sentimentos comuns a qualquer ser humano.

O estilo poético de Thomas é bem direto, sem floreios e, por isso, pode agradar até mesmo quem não curte esse estilo literário. As poesias rápidas e sem rimas se aproximam muito das frases e citações que tanto fazem sucesso nas redes sociais. E não é por acaso pois o livro deriva do projeto I Wrote This For You, um blog onde o autor sul-africano e um amigo japonês ainda postam fotos e poemas poemas curtos.

“Você sempre me diz que foi bom enquanto durou. Que as chamas mais intensas são as que queimam mais rápido. Ou seja, você via em nós uma vela. E eu via em nós o sol.”

A maneira como a poesia e as imagens são exploradas nesta obra faz com que ela preencha os sentidos do leitor de várias maneiras, enriquecendo muito a experiência da leitura. Na maioria das vezes, as imagens e os poemas não tem uma relação direta óbvia e me peguei encabulada com a escolha de imagens em muitos momentos.

Para os amantes do bom design, da poesia moderna e das leituras rápidas, Escrevi Isso Para Você é uma ótima pedida!

Pontos positivos: o livro ultrapassa a experiência literária e é um peça gráfica de alta qualidade.
Pontos negativos: quem não curte frases de efeito talvez não curta esse livro.

By Evelyn

Viciada em farinha láctea, cartões postais, livros e tenho um amor infinito por animais. Pretendo conhecer toda a Europa em breve e, às vezes, gosto de me aventurar na cozinha.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *