web analytics
livros

Resenha: O Clube de Escrita de Jane Austen

Livro: O Clube de Escrita de Jane Austen
Autora: Rebecca Smith
Editora: Bertrand Brasil
Rating: [rating=4]
Adicione à sua estante: Skoob | Goodreads

+ Exemplar cedido pela editora para resenha


Sinopse

Jane Austen é uma das escritoras mais amadas do cânone literário inglês. Seus romances mudaram os rumos da ficção para sempre, e sua escrita permanece tão fresca, divertida e espirituosa quanto nos dias em que foram publicados. Repleto de exercícios úteis, belas ilustrações e citações esclarecedoras dos romances e das cartas da autora, este livro ensinará seus métodos, dicas e truques, a partir de técnicas de planejamento e caracterização para diálogo e suspense. Seja você um entusiasta da escrita criativa às vésperas de publicar seu primeiro romance, um professor em busca de mais inspiração para suas aulas, ou um curioso à procura de informações sobre os rituais diários de Austen, este é um companheiro essencial, garantido para satisfazer, informar e deliciar.


Capa & Diagramação

Essa capa é uma das mais linda da minha estante! A estética da capa e o interior do livro trazem muito da delicadeza e do romantismo das obras da autora. A diagramação do miolo é muito boa! O livro contém muitos boxes, bilhetes, cartas e ilustrações.

Personagens, Enredo & Impressões gerais

O Clube de Escrita de Jane Austen é um guia para escritores escrito por Rebecca Smith, professora de escrita criativa e sobrinha-neta de quinto grau da escritora inglesa.

Rebecca utiliza de exemplos e materiais recolhidos por meio de pesquisa extensa da vida de Austen para ajudar escritores na tarefa de produzir livros melhores. Ao decorrer da leitura ela aborda temas como criação de enredos, cenários, desenvolvimento de personagens e diálogos, utilizando como pontos de referência as obras de Austen.

“As palavras faladas pelas personagens femininas de Jane Austen são tão reveladoras porque ela escrevia numa época em que a capacidade de atuação das mulheres era fortemente restringida. As palavras das mulheres, por conta disso, muitas vezes tinham de falar mais alto do que suas ações. Naturalmente, algumas mulheres – aquelas mais ricas, mais poderosas e mais confiantes do que a maioria – eram relativamente livres para fazer o que quisessem.”

É impossível não se sentir próximo a Jane Austen, pois o livro traz à tona muito da vida pessoal da autora enquanto a maior parte de nós só a conhece por meio de suas obras. Parece que Austen era uma fofa! Ela escreveu várias cartas e bilhetes com conselhos literários aos seus sobrinhos e primos que tinham a escrita como aspiração.

O livro é indispensável para escritores ou para quem pensa em escrever um dia. Eu não tenho a intenção de escrever nada (ainda) mas sinto que me beneficiei com a leitura, pois consigo identificar melhor o esforço, as artimanhas e os talentos de um autor. Porém, confesso que a leitura foi arrastada já eu não sou parte do público-alvo.

Quem é fã da autora pode gostar dessa sensação de estar mais próximo dela e saber mais sobre Austen como escritora e pessoa. É um delícia ler a opinião da autora de vários clássicos sobre aspectos da escrita em suas próprias palavras. Contudo, saiba que a obra não é romance e carrega um caráter bem técnico em relação à escrita.

“Ironia é a base da obra de Jane Austen. Há ironia no tom de narração, ironia verbal, ironia nas situações dos personagens e ironia dramática. O uso que ela faz da ironia constrói uma relação entre a autora e o leitor e entre o leitor e os personagens. Jane Austen dá aos leitores o crédito da inteligência para compreenderem o que está acontecendo, para captarem as piadas e entenderem as emoções e os predicados de seus personagens sem que as coisas sejam colocadas de maneira óbvia.”

Austen morreu há mais 200 anos e é incrível como suas obras ainda têm grande relevância na literatura mundial. Apesar de ter levado alguns spoilers de obras que eu ainda não havia lido quero dar continuidade ao meu projeto de ler mais livros dessa autora. Quais livros da Jane Austen vocês já leram? Vocês escrevem ou pretendem escrever um dia?

Pontos positivos: é um tesouro para escritores e para quem pretende escrever um dia, além de ser uma peça gráfica lindíssima!
Pontos negativos: público-alvo restrito. Pode não ser uma leitura interessante caso você não escreva ou não pretenda escrever.

Gosto de cartões postais, livros e tenho um amor infinito por animais. Pretendo conhecer toda a Europa em breve e, às vezes, gosto de me aventurar na cozinha.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *