web analytics
livros

Resenha: Pré-suasão – A influência começa antes mesmo da palavra

Livro: Pré-suasão – A influência começa antes mesmo da palavra
Autor: Robert B. Cialdini
Editora: Sextante
Rating: [rating=3]

Adicione à sua estante: Skoob | Goodreads

+ Exemplar cedido pela editora para resenha


Sinopse

Do que uma pessoa precisa para se tornar um mestre na arte da persuasão? Segundo o psicólogo social Robert Cialdini, os melhores comunicadores sabem que o segredo da influência não está na mensagem em si, mas no momento-chave antes de a mensagem ser transmitida.

Autor de As armas da persuasão, referência mundial sobre o assunto, Cialdini apresenta agora o conceito de Pré-suasão. Com base em rigorosas pesquisas, ele mostra que a maneira mais fácil de convencer alguém a aceitar uma ideia é tirar proveito da janela de tempo anterior à sua apresentação — o momento privilegiado no qual o destinatário se torna mais receptivo à mudança.

Com as técnicas apresentadas pelo autor, qualquer pessoa pode criar um ambiente propício em que possa exercer influência. Ele ainda analisa uma série de exemplos, de campanhas de marketing on-line a mobilizações para o esforço de guerra, e chama a atenção para as consequências desastrosas do uso antiético dessas abordagens.


Capa & Diagramação

Acho essa capa bem mais ou menos mas está bem no estilo de capas dessa categoria. A capa gringa é linda! A diagramação interna é limpa e simples com alguns desenhos ilustrativos e fotos.

Personagens, Enredo & Impressões gerais

Eu, claramante, tinha uma expectiva complemente errada em relação a esse livro. Achei que seria um texto mais direto e com aplicações na vida cotidiana.

Esperava sim muita teoria, estatística e fundamentação dos assuntos mas achei que tudo culminaria em orientações práticas de como usar o poder de influência. Em termos teóricos o livro é impecável! Robert Cialdini já tem muita experiência na área e já trilhou um caminho bem longo. Ele estava inserido nesse contexto muito antes de as pessoas começarem a dar crédito para os pesquisadores da área de persuasão em marketing.

O que o autor defende é que as técnicas de persuasão devem anteceder a própria persuasão. Há várias formas de “preparar o terreno” para que no momento de convencer um cliente suas chances aumentem muito.
Caso o leitor abstraia algumas informações muito específicas para os profissionais, ele conseguirá aplicá-las no dia a dia mas, devo lembrá-lo de que o cotidiano não é o foco principal do escritor Robert Cialdini. O objetivo dele é falar com os profissionais que usam tais métodos.

Para os profissionais da área de vendas esse livro pode ser um prato cheio! A carga de informação que ele traz é gigante! Eu diria até para fazer essa leitura de forma lenta para que você possa digerir e pensar sobre algumas dessas informações. Talvez até colocá-las em prática aos poucos. Acho que a leitura como um todo pode esmagar o leitor que pode colocar as informações em prática na sua área. Em me sentiria assim e, por isso, aconselho que você se organize e divida um pouco a leitura.

Discutindo desde as teorias iniciais de venda, como elas funcionavam na prática e como você precisa de pensar no estabelecimento das relações com o cliente antes mesmo de vender, até o uso ético das técnicas de venda esse livro, sem dúvida, indispensável para os profissionais da área de vendas e áreas afins.

Pontos positivos: muito útil para quem trabalha na área comercial ou usa técnicas de convencimento diariamente.
Pontos negativos: muito aprofundado e muito técnico. É uma leitura bem extensa para quem não está muito inserido no assunto.

Gosto de cartões postais, livros e tenho um amor infinito por animais. Pretendo conhecer toda a Europa em breve e, às vezes, gosto de me aventurar na cozinha.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *