web analytics
livros

Resenha: Memórias de Uma Gueixa

Resenha: Memórias de Uma Gueixa

Livro: Memórias de Uma Gueixa
Autora: Arthur Golden
Editora: Arqueiro
Rating: [rating=4]
Adicione à sua estante: Skoob | Goodreads

+ Exemplar cedido pela editora para resenha


Sinopse

Olhos cinza-azulados. Muita água em sua personalidade, é o que diz a tradição japonesa. A água que sempre encontra fendas onde se infiltrar, cujo destino não pode ser detido. Assim é Sayuri, uma das gueixas mais famosas de Gion, o principal distrito dessa arte milenar em Kioto. Com um olhar, ela é capaz de seduzir. Com uma dança, ela deixa os homens a seus pés. O que ninguém sabe é que, por trás da gueixa de sucesso, há um passado de perdas e desilusões de uma mulher que, desde o dia em que o pai a vendeu como escrava, fez cada uma de suas escolhas motivada pelo amor ao único homem que lhe estendeu a mão. Neste livro acompanhamos sua transformação enquanto ela deixa para trás a infância no vilarejo pobre e aprende a rigorosa arte de ser uma gueixa: dança e música, quimonos e maquiagens; como servir o chá de modo a revelar apenas um vislumbre da parte interna do pulso; como sobreviver num mundo onde o que conta são as aparências, onde a virgindade de uma menina é leiloada, onde o amor é considerado uma ilusão. Já idosa, vivendo nos Estados Unidos, ela narra suas memórias com a sabedoria de quem teve uma vida longa e o lirismo de quem soube encontrar nela seu lado mais doce. Neste relato único, que reúne romance, erotismo e, muitas vezes, a dura realidade, Arthur Golden desenvolve uma escrita refinada e dá voz a uma personagem instigante e humana que conquistou milhões de leitores em todo o mundo.


Capa & Diagramação

A nova edição lançada pela Arqueiro traz uma capa de muito impacto tanto para quem conhece quanto para quem ainda não está familiarizado com essa história. Amo a sobriedade e a simplicidade da capa que tem tanto a ver com o conteúdo da obra. A diagramação interna é, também, simples e sóbria. Adorei essa edição!

Resenha: Memórias de Uma Gueixa

Personagens, Enredo & Impressões gerais

Eu fiquei tão feliz quando descobri que a Editora Arqueiro tinha Memórias de Uma Gueixa no catálogo! Esse nome sempre me foi conhecido por causa do filme lançado em 2005, o qual eu nunca cheguei a assistir. Na mesma época o livro foi lançado aqui no Brasil por outra editora e em 2015 foi relançado numa edição linda pela Editora Arqueiro.

A história é Chiyo é ficção porém é baseada na história de muitas japonesas que se tornam gueixas. Apesar de a personagem contar sua trajetória de maneira tão crua e real, ao decorrer do livro tive impressão de estar lendo um livro de fantasia. Com muito drama claro hehehe! Me pareceu fantasia pois a cultura japonesa é tão estranha e nova para mim que tudo parece criado por alguma mente criativa.

“A dor é uma coisa muito esquisita; ficamos tão desamparados diante dela. É como uma janela que simplesmente se abre conforme seu próprio capricho. O aposento fica frio e nada podemos fazer senão tremer. Mas abre-se menos cada vez, e menos ainda. E um dia nos espantamos porque ela se foi.”

A cultura japonesa me encanta mas eu sei pouquíssimo sobre ela em todos os seus aspectos. Por isso, tudo narrado na história era muito novo e requeria muita da minha imaginação. É, definitivamente, um prato cheio para os apaixonados pela terra do sol nascente.

Eu devo avisar, porém, que você deve estar preparado para muito drama e muito sofrimento. Não tem nada feliz em relação a esse livro e eu até tive que intercalá-lo com uma obra mais levinha! Confesso que isso acabou atrasando bastante minha leitura. Eu estava num período de não tolerar muito sofrimento hehehe!

Resenha: Memórias de Uma Gueixa

A ficha de o por que de a história ter feito tanto sucesso acabou caindo. Além de mostrar aspectos lindos da cultura desse país que é tão diferente do nosso, mostra alguns aspectos bem sombrios também. Humano é humano em qualquer lugar, né? Mas, acima de tudo, a trajetória de Chiyo que, apesar de dolorosa, é de crescimento e de muita beleza. Bora assistir o filme agora :D

Resenha: Memórias de Uma Gueixa

Pontos positivos: apresentação de muitas aspectos culturais japoneses.
Pontos negativos: essa leitura pega pesado no drama e não tem muitos momentos felizes.

Gosto de cartões postais, livros e tenho um amor infinito por animais. Pretendo conhecer toda a Europa em breve e, às vezes, gosto de me aventurar na cozinha.

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *