web analytics
livros

Resenha: O Sol Também É Uma Estrela

O Sol Também É Uma Estrela

Livro: O Sol Também É Uma Estrela
Autora: Nicola Yoon
Editora: Arqueiro
Rating: [rating=4]
Adicione à sua estante: Skoob | Goodreads

+ Exemplar cedido pela editora para resenha


Sinopse

Natasha: Sou uma garota que acredita na ciência e nos fatos. Não acredito na sorte. Nem no destino. Muito menos em sonhos que nunca se tornarão realidade. Não sou o tipo de garota que se apaixona perdidamente por um garoto bonito que encontra numa rua movimentada de Nova York. Não quando minha família está a 12 horas de ser deportada para a Jamaica. Apaixonar-me por ele não pode ser a minha história.

Daniel: Sou um bom filho e um bom aluno. Sempre estive à altura das grandes expectativas dos meus pais. Nunca me permiti ser o poeta. Nem o sonhador. Mas, quando a vi, esqueci de tudo isso. Há alguma coisa em Natasha que me faz pensar que o destino tem algo extraordinário reservado para nós dois.

O Universo: Cada momento de nossas vidas nos trouxe a este instante único. Há um milhão de futuros diante de nós. Qual deles se tornará realidade?


Capa & Diagramação

As capas dos livros da Nicola são as melhores. A de Tudo e Todas as Coisas foi um arraso de linda! A arte da capa de O Sol Também É Uma Estrela foi feita pela artista Dominique Falla e ela mostra como foi montar a peça. A diagramação interna é limpa e simples.

O Sol Também É Uma Estrela

Personagens, Enredo & Impressões gerais

O Sol Também É Uma Estrela é o segundo livro da Nicola Yoon. O primeiro livro da autora é o tão conhecido e amado Tudo e Todas As Coisas que inclusive está virando série de TV agora.

Eu tive a oportunidade de ler Tudo e Todas as Coisas e embora tenha sido um romance fofo não mexeu muito comigo. Não me senti tão cativada pelos personagens principais e não gostei tanto das soluções que a autora propôs da metade para o fim do livro. Não deixa de ser um romance bem leve, jovem e dinâmico, com várias ilustrações, bilhetinhos e outros mimos ao longo da leitura.

O Sol Também É Uma Estrela

O Sol Também É Uma Estrela

O Sol Também É Uma Estrela conta com os personagens Natasha e Daniel. Natasha é um jovem jamaicana que vive em Nova Iorque com sua família que está correndo o risco de ser deportada. Ela é racional, analítica e só leva em consideração as coisas provadas cientificamente. Natasha conhece Daniel que é um garoto americano-coreano e também vive com sua família em Nova Iorque. Seu pai tem uma loja de produtos de beleza afro. O garoto é romântico, sonhador e super fofo!

Os dois acabam se conhecendo e passando um dia juntos. Durante a passagem das horas o leitor acaba conhecendo mais da história de cada personagem e suas respectivas famílias, com alguns momentos bem tristes e alguns super engraçados.

O Sol Também É Uma Estrela

O ponto principal do livro é o embate constante entre dois extremos, entre o racional e o emocional, o sonhador e o analítico. O embate acontece entre os personagens que são opostos um do outro e acabam apresentando duas ramificações diferentes da história que se interlaçam ao longo da leitura. A ramificação apresentada por Daniel é do romance, já que se apaixona por Natasha desde o início. A segunda ramificação lida com um tema revelante e evidente atualmente que é a imigração ilegal. São esses dois aspectos que trazem o equilíbrio perfeito do enredo e fazem com que a leitura passeie pelo romance, pelo humor e pelo drama em diversos momentos.

O Sol Também É Uma Estrela

É lindo ver como os personagens que trazem pontos de vista opostos e situações de vida opostas aprendem a lidar com opiniões diferentes, entendem a tolerar aquilo que não concordam uns nos outros e agregam um pouco de mudança para si próprios. Adoro enredos que retratam o crescimento e amadurecimento de personagens de maneira sutil e realista.

A escrita de Yoon é bem simples e acessível, o que torna o livro uma leitura bem rápida. Apesar de ter lido o livro em português, arrisco em dizer que ele provavelmente se encaixa no nível iniciante de inglês para quem quiser treinar o idioma.

“Ninguém quer acreditar que a vida é aleatória. Meu pai diz que não sabe de onde vem meu ceticismo; mas não sou cética. Sou realista. É melhor ver a vida como ela é, e não como a gente quer que seja. As coisas não acontecem por algum motivo. Simplesmente acontecem.”

Acredito ter sido uma escolha muito feliz da autora em tratar de algo tão expressivo na sociedade atual de maneira leve, interlaçada com um romance delicado, sem deixar de tocar em todos os pontos importantes. Dessa vez, diferente da minha opinião do primeiro romance da autora, eu adorei as soluções que ela encontrou para o final da história! Foi equilibrado, romântico e realista. Um balanço perfeito entre as características que se contrastaram tanto ao longo da leitura. Acertou em cheio Nicola!

O Sol Também É Uma Estrela

O Sol Também É Uma Estrela

Pontos positivos: leve, divertido, retrata temas da realidade.
Pontos negativos: como é um romance juvenil, alguns temas são tratados de forma rasa.

Gosto de cartões postais, livros e tenho um amor infinito por animais. Pretendo conhecer toda a Europa em breve e, às vezes, gosto de me aventurar na cozinha.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *