web analytics
livros

Resenha: Os Mistérios de Sir Richard

Resenha: Os Mistérios de Sir Richard

Livro: Os Mistérios de Sir Richard
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Rating: [rating=4]
Adicione à sua estante: Skoob | Goodreads

+ Exemplar cedido pela editora para resenha


Sinopse

Sir Richard Kenworthy tem menos de um mês para encontrar uma esposa.
Ele sabe que não pode ser muito exigente, mas quando vê Iris Smythe-Smith se escondendo atrás de seu violoncelo no musical anual das Smythe-Smith, Richard acha que conheceu alguém muito valiosa.

Ela é o tipo de mulher que passa despercebida até a realização de um segundo ou terceiro olhar de outra forma. Mas há algo nela abaixo da superfície, algo quente e ele sabe que ela é única. Iris Smythe-Smith…Ela está acostumada a ser subestimada, com seu cabelo claro e tranquila, mas há uma personalidade astuta que ela tende a esconder, e ela gosta dessa forma. Então, quando Richard Kenworthy se aproxima com galanteios e flertes, parece suspeito.

Dando a impressão de um homem que se rende ao amor, mas ela. não pode acreditar que tudo é verdade. Quando sua proposta de casamento se torna uma situação comprometedora obrigatória, você não pode deixar de pensar que há algo escondido por trás disso. . . mesmo que o seu coração diz sim.


Capa & Diagramação

As capas do gênero não fogem muito do mesmo estilo, né? Apesar disso gosto bastante da composição dessa capa. Gosto da foto, das cores e fontes. A diagramação interna é bem comum e limpa.

Resenha: Os Mistérios de Sir Richard

Personagens, Enredo & Impressões gerais

Verdade seja dita, a gente já sabe como esses romances começam e já sabe como acabam. A graça então é participar da experiência de desenvolver o enredo e assistir ao crescimento dos personagens junto com a autora.

No caso de Os Mistérios de Sir Richard, mesmo em meio a todos os clichês do gênero, é bem interessante ver a construção dos personagens e assistir as soluções elaboradas por Julia Quinn.

A temática musical trouxe um brilho para a estória já que, para mim, a música é um fator indispensável para me sentir imersa em um determinado universo. Eu consigo sentir mais o “clima” do livro/filme/série quando eu tenho contato com músicas que componham a obra. Claro que em filmes e séries isso é bem mais fácil e orgânico porque a trilha sonora já entra na nossa cabeça automaticamente. Eu escutei bastante George Winston enquanto lia esse livro e eu acho que fez toda a diferença!

Resenha: Os Mistérios de Sir Richard

O instrumento que a personagem principal, Iris, toca é o violoncelo e ela acaba usando o fato de que esse instrumento nunca ganha tanto destaque para se passar despercebida em meio ao Quarteto Smythe-Smith. Iris quer passar despercebida pois além de ser muito discreta e não chamar muita atenção, os outros integrantes do quarteto não tem um pingo de talento musical. Enquanto for solteira ela não tem como escapar do concerto anual do quarteto.

“A música era tão desentoada que ele ficava tonto cada vez que olhava para outra direção. Quase riu. A Srta. Iris Smythe-Smith, a moça com pele brilhante e pálida, com um violoncelo grande demais para seu tamanho, acabara se tornando sua salvadora. Sir Richard Kenworthy não acreditava em presságios, mas em relação àquele, ele ficaria atento.”

Algo diferente acaba ocorrendo no último concerto, um cavalheiro desconhecido não consegue tirar os olhos de Iris. O tal cavalheiro era Sir Richard que precisa de encontrar uma esposa com urgência.

Deste ponto em diante se desenrola uma estória leve e divertida permeada pelo segredo de Sir Richard. A tensão para a revelação do segredo cresce muito da metade do livro em diante. É difícil confiar nele já que, como leitores, sabemos que ele guarda um segredo que pode ser muito grave. Mas é inevitável não se sentir conquistada por esse personagem!

Resenha: Os Mistérios de Sir Richard

O que eu mais gostei da personagem de Iris é que ela é bem equilibrada e racional. Ela resolver as situações de forma prática e sem fazer muito drama.

Confesso que fiquei com vontade de ler os outros livros da série Quarteto Smythe-Smith mas fiquei feliz por ter começado pelo último pois adoro o instrumento e adorei os personagens!

Resenha: Os Mistérios de Sir Richard

Pontos positivos: é um romance leve, engraçado e com mistério.
Pontos negativos: se você não gosta do gênero não aconselho porque a Julia Quinn é a rainha dos romances de época hoje em dia.

Gosto de cartões postais, livros e tenho um amor infinito por animais. Pretendo conhecer toda a Europa em breve e, às vezes, gosto de me aventurar na cozinha.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *