web analytics
livros

Resenha: Atenção plena em poucas palavras

Resenha: Atenção plena em poucas palavras

Livro: Atenção plena em poucas palavras
Autora: Patrizia Collard
Editora: Sextante
Rating: [rating=4]
Adicione à sua estante: Skoob | Goodreads

+ Exemplar cedido pela editora para resenha


Sinopse

A atenção plena é uma maneira de nos conectarmos com o agora, vivenciando o momento, aceitando a experiência presente exatamente como ela é, sem julgamentos ou críticas. Sua prática nos ajuda a diminuir o estresse e a reencontrar a alegria e a serenidade, além de trazer inúmeros benefícios para a saúde – e tudo isso sem precisar entoar mantras ou passar horas meditando.

Este pequeno guia ilustrado traz reflexões e exercícios simples que irão revelar para você a paz que existe no momento presente. Em apenas poucos minutos por dia, você poderá se libertar do estresse, da ansiedade e da procrastinação. E, principalmente, poderá criar seu próprio caminho para uma vida mais tranquila e significativa.


Capa & Diagramação

O projeto gráfico de Atenção Plena torna o livro mais dinâmico e divertido. A capa é dura e as folhas são grossas. Cada página é diagramada de um jeito e todas elas são diferentes. O texto é intercalado por desenhos e esquemas. As cores são lindas e suaves. A única que não gostei foi o tamanho da fonte. É muita pequena e isso tornava a leitura um pouco desconfortável.

Resenha: Atenção plena em poucas palavras

Resenha: Atenção plena em poucas palavras

Personagens, Enredo & Impressões gerais

Que pitchuquinha mais linda que é esse livro gente! Tanto esteticamente quanto no conteúdo. A ideia do livro é dar sugestões de como com no máximo 10 minutos por dia você pode melhorar sua qualidade de vida. Os exercícios propostos pela autora trazem algumas práticas básicas do budismo e hinduísmo.

Todos os exercícios e trechos de citações de “Atenção Plena em Poucas Palavras” têm o objetivo de fazer você perceber seu próprio corpo e tudo a sua volta de uma maneira mais primitiva e básica.

Resenha: Atenção plena em poucas palavras

Resenha: Atenção plena em poucas palavras

Para vocês terem uma ideia, um dos exercícios é a Meditação da Passa (que pode ser feito com qualquer outro alimento). Você tem cerca de cinco minutos para olhar a uva passa, perceber sua cor, sua textura, apertá-la, perceber se ela faz um som específico ao ser pressionada, cheirá-la, colocá-la na boca, perceber os movimentos da sua língua e dos músculos da sua face no processo de mastigação e assim vai.

Além disso, tem exercício para conversar com a sua raiva, o alongamento do gato, da caminhada de dez passos, da gratidão, entre outros que pretendo colocar em prática ao longo do ano. Já está comprovado pela ciência que a meditação traz inúmeros benefícios a nossa saúde mental e física e a compilação de Dra. Patrizia Collard quer que você acalme sua mente para perceber as coisas mais simples de modo minucioso.

“Somos todos diferentes e especiais, então não precisamos nos tornar outras pessoas, e sim nos conectar mais profundamente com o nosso eu verdadeiro.”

E não precisa de nenhuma teoria budista nem de nenhum outro lugar. O que a autora quer é que você coloque em prática a atenção plena. Por isso o livro se parece com uma compilação de pequenos tutoriais.

Já pensei em pelo menos uma dúzia de gente que eu adoraria presentear com esse livro.

Resenha: Atenção plena em poucas palavras

Pontos positivos: mesmo que você não for seguir todas as dicas você aproveitará alguma delas para melhorar sua qualidade de vida. Algumas exercícios só tomam cinco minutos do seu dia!
Pontos negativos: a estética do livro é linda e o torna um ótimo presente mas achei a fonte pequena.

Gosto de cartões postais, livros e tenho um amor infinito por animais. Pretendo conhecer toda a Europa em breve e, às vezes, gosto de me aventurar na cozinha.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *