
Livro: Pipocando: Os Bastidores do Maior Canal de Cinema da América Latina
Autores: Rolandinho e Bruno Bock
Editora: Novo Conceito
Rating: [rating=3]
Adicione à sua estante: Skoob | Goodreads
+ Exemplar cedido pela editora para resenha
Sinopse
Rolandinho e Bruno Bock compartilham, por meio do relato de suas histórias, os tropeços e acertos que levaram o Pipocando a alcançar marcas incríveis – 140 milhões de visualizações e mais de 1,7 milhão de inscritos, transformando-o no maior canal de cinema da América Latina – desde a criação dos primeiros projetos fracassados até o desafio de gerenciar e motivar uma equipe competente.
Recheado de segredos, experiências e histórias hilárias, este livro pretende mostrar que o sucesso vem, na maioria das vezes, para quem tem coragem e disposição de sobra – claro, se você tiver café, também ajuda.
Capa & Diagramação
Amei muito todo o projeto gráfico do livro! A capa é de encher os olhos e o interior do livro é cheio de ilustrações engraçadinhas e detalhes fofos! E olha quem escreveu o prefácio <3
Personagens, Enredo & Impressões gerais
Eu já tinha assistido alguns vídeos desses meninos mas não me lembrava direito. Entre os caras no YouTube porque qualquer ser humano que fale português e gosta de cinema mais cedo ou mais tarde vai topar com algum vídeo deles.
No início do leitura eu achei que não fosse conseguir chegar até o final. O Rolandinho e o Bruno Bock contam, separadamente, suas histórias de vida e a trajetória de cada um até chegar na ideia do Pipocando. Só que essa parte é muito detalhada e eles passaram por muitas coisas até chegar na ideia do canal como ele é hoje.
Depois da parte o livro é só alegria. É interessante observar como o trabalho deles difere do trabalho da maioria dos youtubers que eu acompanho e da maioria dos youtubers que fazem sucesso. Desde sempre eles tinham uma pegada mais profissional.
Adorei saber sobre as dúvidas, os perrengues, as incertezas, os sacrifícios e como um apoiou o outro na luta para oferecer conteúdo fazer o que ama. Passei a enxergar o trabalho deles com outros olhos! Várias passagens mataram minha curiosidade sobre esse mundo da produção de vídeos com um caráter mais profissional. A equipe é tão estruturada, os roteiros tão bem escritos e cuidados que os caras funcionam como uma emissora de TV independente. Tudo isso com o benefício da liberdade de falar sobre o que eles quiserem com a linguagem deles. Inclusive podem postar uns vídeos de zoeira (assiste esse!).
Os interessados em seguir carreira no youtube (ou só quem faz vídeos por hobby mesmo) podem encontrar várias dicas interessantes durante a leitura. Dica de quem já tentou, errou e quebrou a cara várias vezes. Dica de quem já acertou e viu que não é tão simples assim manter a qualidade e a frequência dos vídeos. Dicas preciosas!
“Apesar desse modo mais alternativo de enxergar a vida, o sucesso da empresa não garantiu minha felicidade plena, mas posso afirmar que todo o esforço é válido quando se percebe que é o roteirista da própria vida. Que, mesmo que tivesse todo o dinheiro do mundo, escolheria estar nesse filme, aqui e agora.”
Quando peguei para ler o livro não lembrava muito dos vídeos deles e consegui me segurar e não assistir nenhum vídeo do Pipocando enquanto não terminasse a leitura. Eu sempre me seguro para não assistir séries e filmes dos livros durante a leitura para não afetar a experiência literária.
Quando terminei de ler tirei o atraso e fui pescando vários vídeos com temas que eu achava interessante. Acabei assistindo muuuuitos vídeos naquele dia!
Pontos positivos: leitura rápida, livro cheio de dicas para quem é do ramo.
Pontos negativos: se você não gosta dos caras e não gosta de livro de youtubers vai achar a leitura chata.
Leave a Comment