web analytics
livros

Resenha: Filhos da Lua – O Legado

Resenha: Filhos da Lua - O Legado

Livro: Filhos da Lua: O Legado
Autora: Marcella Rossetti
Editora: Avec
Rating: [rating=4]
Adicione à sua estante: Skoob | Goodreads

+ Exemplar cedido pela autora para resenha


Sinopse

Você consegue imaginar que a vida que te ensinaram a viver pode não ser aquela para a qual nasceu? Que tudo o que acredita pode não ser inteiramente verdade? E que existem criaturas conhecidas como trocadores de pele vivendo entre nós?

Em Filhos da Lua: o Legado, você descobre um novo universo de fantasia urbana, tendo como cenário o nosso país. A autora apresenta uma aventura cheia de mistérios cuja personagem principal é Bianca, uma adolescente que não imagina que sua chegada na cidade desencadearia uma série de acontecimentos capazes de transformar completamente a sua vida e revelar os segredos de um perigoso mundo.


Capa & Diagramação

Eu adoro a ilustração da capa e espero que a versão física do livro tenha ficado com uma diagramação tão linda quanto :)

Personagens, Enredo & Impressões gerais

A Marcella entrou em contato comigo, apresentando o livro Filhos da Lua: O Legado. Até então ele só estava disponível em ebook e, apesar de eu ler livros eletrônicos, ainda não sou muito fã desta modalidade. Porém a capa e a sinopse me intrigaram e eu aceitei a proposta de ler e resenhar.

Eu demorei mais de 20 dias para ler os três primeiros capítulos. A primeira cena é super impactante (adoro esses livros que já começam intensos!) mas depois o ritmo foi caindo em o que parecia ser mais um drama adolescente na escola com um pouco de sobrenatural. Aproveitei o início das minhas férias de agosto para pegar firme na leitura e tirar logo o livro do caminho.

Resenha: Filhos da Lua - O Legado

Em resumo, li o resto do livro em três dias (e ele tem um tamanho considerável viu!). O enredo, os personagens, o romance e o mundo que a Marcella criou me pegaram de um jeito! É por isso que eu digo: não abandonem livros! Eu já tive experiências ótimas de estar a beira de abandonar uma leitura e ela me surpreender muito positivamente!

A Marcella tem uma qualidade que é a que eu mais valorizo principalmente nos autores de fantasia. Ela sabe equilibrar os vários elementos que um enredo tem que ter para que o leitor se sinta cativado pelo livro. O livro tem personagens muito interessantes, reviravoltas, aventura, mistério e romance na medida certa.

Tem um outro aspecto que eu acho super clichê mas que eu não abro mão numa boa leitura que é o amadurecimento dos personagens. É um lugar comum nas leituras mas sempre acho o livro incompleto quando isso não acontece ou quando não é evidenciado. Nessa leitura, não só a personagem principal mas vários outros personagens evidenciam uma evolução depois de passarem por problemas com a família, bullying, sexualidade.

A personagem principal não tem nada de especial mas ela também não se deixa ficar apagada dentre os outros personagens e acontecimentos. E vou te falar, são muuuitos outros personagens viu! Isso me deixou perdidinha no começo. Talvez até seja por isso que eu achei que essa leitura não fosse ser tão legal pra mim.

“Você precisa abraçar a dor… Senti-la não é o problema. O problema é ficar incapacitado por ela.”

Em se tratando da construção dos personagens, eu tenho que dizer que alguns autores, e eles foram poucos até hoje dentre as minhas leituras, que conseguem te passar não só a descrição física mas a essência do personagem de forma tão clara que é muito fácil imagina-los na sua frente. São traços tão reais atribuídos a eles, transmitidos por ações, falas e olhares. Pelas entrelinhas você descobre mais sobre eles que nas linhas em que eles estão sendo de fato descritos. Acho isso primordial na literatura de fantasia pois a gente quer acreditar que, apesar da porção sobrenatural de um personagem, ainda sim ele pode perfeitamente ser alguém que você conheça de carne e osso.

A sensação que eu tive ao terminar de ler Filhos da Lua foi bem parecida com as que eu tive lendo os livros do Renan Carvalho, principalmente o primeiro, Supernova: O Encantador de Flechas. Eu me encho de orgulho quando leio novos autores brasileiros que escrevem YA’s bons. E fico mais orgulhosa quando esses YA’s são de fantasia. Eu nunca me meti no esquema de escrita mas tiro o chapéu para quem consegue sair da mesmice dentro de um gênero que já foi incansavelmente explorado e consegue criar um universo interessante. Sempre acho que os autores de fantasia tem um plus porque se todos os aspectos do livro forem legais e o universo for desinteressante a leitura perde muita qualidade.

Resenha: Filhos da Lua - O Legado

Li o livro em agosto e nesse meio tempo ele foi publicado pela Editora Avec! Ainda não tive a oportunidade de tê-lo em mãos mas eu sei que eles mantiveram a capa que eu adoro e que ele ficou com quase 500 páginas. Ele está disponível na KindleUnlimited ou por R$ 7,99 na Amazon. O livro físico tem um preço mais salgadinho (R$ 39,99) mas imagino que é pela quantidade de páginas.

Considerando tudo isso eu só posso desejar muito sucesso pra Marcella (já fiz isso algumas vezes pelo twitter) e esperar pela sequência. Lá no site oficial você pode encontrar mais materiais sobre os personagens, sobre os Karibakis, o refúgio e alguns contos.

Pontos positivos: Apesar de ter lobisomens não cai no clichê. É uma delícia de ler!
Pontos negativos: O livro físico é caro mas isso pode não ser problema se você topar ler o ebook.

Gosto de cartões postais, livros e tenho um amor infinito por animais. Pretendo conhecer toda a Europa em breve e, às vezes, gosto de me aventurar na cozinha.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *