Resenha: Sérgio Moro: o Homem, o Juiz e o Brasil

Resenha: Sérgio Moro: o Homem, o Juiz e o Brasil

Livro: Sérgio Moro: o Homem, o Juiz e o Brasil
Autor: Luiz Scarpino Junior
Editora: Novo Conceito
Rating: [rating=4]
Adicione à sua estante: Skoob | Goodreads

+ Exemplar cedido pela editora para resenha


Sinopse

Conheça a vida de Sérgio Moro, desde a infância em Maringá até a trajetória acadêmica, a participação nos programas promovidos pelos Estados Unidos sobre lavagem de dinheiro, as inspirações, além das amizades que construiu ao longo dos anos e como veio a se tornar juiz federal. Você perceberá que o juiz Sérgio Moro, durante sua carreira , conduziu outros grandes casos de combate a corrupção no Brasil, como o Escândalo do Banestado, o Farol da Colina e o Mensalão, antes mesmo de comandar a operação Lava Jato, o esquema bilionário de desvio e lavagem de dinheiro que envolveu a Petrobrás e trouxe enormes perdas para o país. Nesse importante momento histórico, você notará que Sérgio Moro é hoje a figura mais representativa em um processo de evolução que virou sinônimo de esperança para o povo, além de se tornar um símbolo que abre a possibilidade de darmos um salto ético e crer que dias melhores estão por vir na nação brasileira.


Capa & Diagramação

O visual do livro é bem blá. Comparado com outros livros que saíram sobre o Moro esse é o mais pobrinho. Mas acho que o foco da editora não era bem nos aspectos estéticos do livro. A diagramação do miolo é bem limpa, com bom espaçamento e tamanho da fonte. É bem confortável de ler!

Resenha: Sérgio Moro: o Homem, o Juiz e o Brasil

Personagens, Enredo & Impressões gerais

De início, apesar da minha curiosidade sobre o tema, achei que essa leitura seria chata e repetitiva. Quando comecei a ler esse livro, a operação Lava Jato tinha dado uma leve esfriada e já não era o destaque principal dos noticiários. Achei que seria um boa hora para sentar e tentar entender de forma mais aprofundada todo o processo.

Tentei me manter atualizada de todos os acontecimentos durante a progressão do processo porém não concordo como, muitas vezes, a mídia aborda o caso e, de qualquer maneira, não quero basear meu conhecimento somente no que a mídia acha que eu tenho que saber.

O livro foi uma ótima oportunidade para enxergar um outro lado da operação. Além disso, pude aprender sobre os detalhes no meu próprio tempo. Todos os trâmites, os nomes e seus históricos ficaram bem mais claros para mim após a leitura.

A vida de Sério Moro é abordada em curtas passagens do livro. Os leitores são informados a respeito de sua infância, de sua formação e de sua trajetória profissional. Tudo, porém, de forma bem sucinta já que ele sempre foi uma pessoa muito discreta.

Resenha: Sérgio Moro: o Homem, o Juiz e o Brasil

A obra é dividida em três partes. Na primeira, ficamos sabendo da história de vida do juiz. A segunda explica detalhadamente como o juiz optou por conduzir o processo e como têm funcionado a Lava Jato desde o seu início até mais ou menos maio de 2016. E na terceira parte, o autor discorre sobre o futuro da Lava Jato e quais os possíveis legados ela deixara para a política e para o povo brasileiro. Tudo isso é abordado sem enrolação e numa linguagem clara e direta.

O maior benefício que eu obtive durante a leitura foi poder entender as acusações que recaem sobre cada um dos nomes que eu estou cansada de ouvir e ver nos jornais. As acusações são dispostas livres de qualquer opinião do autor pois são baseadas nos fatos e provas. Percebi que os políticos são mais podres do que eu imagina anteriormente e fiquei me perguntando porque eles roubam quantidades absurdas de dinheiro. Pareceu-me que são viciados em roubar!

“A atitude do juiz Moro, gostem ou não, certa ou errada, revelou a podridão que se esconde atrás do poder. Se alguns caciques do judiciário se incomodam ou invejam o prestígio que ele adquiriu, lamento. ~ João Otávio de Noronha, ministro do STJ”

A leitura se tornou muito benéfica para mim pois agora ao assistir e/ou ler os jornais tenho uma visão mais clara e um olhar diferenciado sobre as notícias. Indico muito pois é uma leitura que nos ajuda a organizar nossas ideias e opiniões acerca do caso! Me fez ficar mais interessada pelo processo e mais admirada com a garra e a coragem de Moro e sua equipe! Que ele ainda inspire muitos brasileiros a fazerem o que é correto de forma honesta e limpa!

Resenha: Sérgio Moro: o Homem, o Juiz e o Brasil

Você vai gostar se: política, economia, entender um pouco mais do cenário atual.
Não leia se não gosta de: detalhamento de nomes, valores e etapas envolvidas na Lava Jato.
Ideias centrais: política, economia, Lava Jato, justiça, inspiração.

By Evelyn

Viciada em farinha láctea, cartões postais, livros e tenho um amor infinito por animais. Pretendo conhecer toda a Europa em breve e, às vezes, gosto de me aventurar na cozinha.

2 comments

  1. Olá Eveyn,
    Grata surpresa em achar em seu blog uma postagem sobre este livro que tive a satisfação em redigi-lo.
    Fico contente em ter atingido o êxito de trazer com clareza um assunto árido, mas extremamente necessário que conheçamos.
    A falta de participação de nós cidadãos no processo político faz com que pessoas más intencionadas acabem por comandar o nosso futuro. E se quisermos dias melhores, temos que fazer por onde, exigindo justiça e praticando a ética, em nossas atitudes particulares e públicas.
    O Judiciário está agindo hoje pois o dever de casa não foi feito antes. Fico na esperança de que a prática sistêmica da corrupção perca força e que não tenhamos que ganhar “novas” Lavajato. Mas se preciso, que tenhamos juízes como Moro para fazer bem o papel que precisa ser feito.
    Um abraço e parabéns pelo seu blog!
    Luiz Scarpino

  2. Obrigado por suas reflexões! Em um país como o nosso, notadamente preocupado com assuntos mais relevantes como Carnaval e Futebol, iniciativas como esta são como uma bóia lançada ao mar para aqueles que se afogam no oceano da ignorância cultural e política.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *