web analytics
livros

Resenha: O Lado Mais Sombrio

Resenha: O Lado Mais Sombrio

Livro: O Lado Mais Sombrio
Autora: A. G. Howard
Editora: Novo Conceito
Rating: [rating=3]
Adicione à sua estante: Skoob | Goodreads

+ Exemplar cedido pela editora para resenha


Sinopse

Alyssa Gardner tem uma vida conturbada, ela ouve vozes de insetos e flores. A garota mora apenas com o pai pois a mãe foi internada e considerada insana e instável, e alegava ouvir as mesmas vozes que Alyssa sabe que são verdadeiras. Em uma das visitas, ela descobre que cada dia sua mãe pior, e que o pai havia concordado com o médico em aplicar um tratamento de choque, o que não apenas poderia transformar sua mãe em outra pessoa, como também poderia matá-la. Para impedir isso, Alyssa terá que mergulhar no obscuro mundo do País das Maravilhas e consertar os erros que a verdadeira Alice deixou pra trás, dessa forma quebraria a maldição sobre sua família. Mas a verdade é que o País das Maravilhas foi totalmente distorcido por Lewis Carrol, e Alyssa vai descobrir um lado sombrio do conto de fadas.


Capa & Diagramação

Adooooro a capa dos livros dessa série! Principalmente a capa do primeiro. Tem muito a ver com a história e chama bastante atenção no meio dos outros livros. A diagramação interna é bonita com aberturas de capítulos especiais.

Resenha: O Lado Mais Sombrio

Personagens, Enredo & Impressões gerais

Eu definitivamente não sou das pessoas mais apaixonadas por Alice no País das Maravilhas. A animação da Disney nunca foi das minhas favoritas (sempre preferia assistir algum conto de fada pela milionésima vez) e nunca li o livro. Tenho curiosidade em ler hoje em dia porque quero muito ler mais clássicos mas ainda nem comprei o livro.

Respeito muito a autor da obra que criou um universo tão fantástico e impactou as tantas formas de arte que vieram posteriormente. Mesmo não sendo a maior fã já me diverti muito assistindo a filmes inspirados na obra original e agora lendo livros inspirados nela também.

Resenha: O Lado Mais Sombrio

Quando a Novo Conceito me enviou o terceiro livro da série Qualquer Outro Lugar eu resolvi desenterrar o primeiro livro, O Lado Mais Sombrio, que eles haviam me enviado anteriormente e que estava meio esquecido na minha estante.

Eu até gostei da tradução do título original que é Splintered. Acho que se traduzissem ao pé da letra o público poderia confundir que Estilhaça-me. O Lado Mais Sombrio é intrigante e mostra de fato uma versão mais sombria do universo que todo mundo já conhece.

“Ele é uma contradição: magia contida pronta para entrar em ação, gentileza em guerra com a severidade, uma língua tão afiada quanto a ponta de um chicote, mas a pele tão macia que a sensação é a de que ele está envolvido em nuvens.”

A estruturação do enredo é bem interessante e vai sendo revelada aos poucos. As revelações justificam de forma bem convincente as motivações da personagem principal Alyssa Gardner. Ela é uma personagem bem girl power que tem personalidade forte e não se deixa levar por qualquer coisa.

Resenha: O Lado Mais Sombrio

Se você gosta do universo criado por Carrol muito provavelmente vai gostar do universo criado por Howard. A autora insere vários cenários e personagens novos na série e adapta alguns já conhecidos para essa nova interpretação. Mas tudo que aquele quê inconfundível de Alice sabe?

Resenha: O Lado Mais Sombrio

Devo alertar portanto que o romance permeia toda a trama e ele é retratado de maneira inteiramente adolescente. O livro é perfeito para as meninas mais jovens, principalmente para o público que se identifica com o visual mais emo. Esses dois fatores me incomodaram muito pois além de o romance ser bem imaturo comparado com as leituras que eu estou gostando ultimamente, a descrição dos trajes extremamente emo me atrapalhou de levar os personagens mais a sério. Se você tolera essas coisas vai achar a aventura de Alyssa bem interessante!

Vale lembrar também, já que tem muita gente com birra disso, que além de ser permeado por romance o livro traz um mega triângulo amoroso. Be aware :D

Resenha: O Lado Mais Sombrio

Você vai gostar se: gosta de Alice no País das Maravilhas, romance adolescente, emo.
Não leia se não gosta de: triângulos amorosos.
Ideias centrais: romance, País das Maravilhas, antepassados, maldição, família.

Gosto de cartões postais, livros e tenho um amor infinito por animais. Pretendo conhecer toda a Europa em breve e, às vezes, gosto de me aventurar na cozinha.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *