web analytics
livros

Resenha: O Príncipe de Westeros e Outras Histórias

Resenha: O Príncipe de Westeros e Outras Histórias

Livro: O Príncipe de Westeros e Outras Histórias
Autores: George R.R. Martin, Neil Gaiman, Patrick Rothfuss, Scott Lynch, Gillian Flynn e outros
Editora: Arqueiro
Rating: [rating=3]
Adicione à sua estante: Skoob | Goodreads

+ Exemplar cedido pela editora para resenha


Sinopse

Um livro fascinante que reúne os melhores contos de grandes nomes da literatura fantástica. Inclui conto de George R. R. Martin passado no mundo de A Guerra dos Tronos.
Se você é fã de literatura fantástica, irá se deliciar com esta antologia de contos organizada por George R. R. Martin e Gardner Dozois.
Obras inéditas dos melhores autores do gênero irão surpreendê-lo com enredos ardilosos e reviravoltas intrigantes. O próprio George R. R. Martin apresenta uma nova história do apaixonante e violento mundo de A Guerra dos Tronos, introduzindo um dos personagens mais canalhas de Westeros.
Acompanhe grandes autores, como Gillian Flynn, Neil Gaiman, Patrick Rothfuss, Scott Lynch e muitos outros, nesta coletânea emocionante sobre vigaristas, mercenários e ladrões.


Capa & Diagramação

Tanto a capa quanto a diagramação interna estão bem caprichadas. Adoro as cores e a composição da capa que com certeza chamam atenção quando em meio a outros livros. No miolo, a abertura de cada novo conto traz uma página preta e, em seguida, uma breve descrição do autor e suas obras.

Resenha: O Príncipe de Westeros e Outras Histórias

Personagens, Enredo & Impressões gerais

Eu tenho uma espécie de amor e ódio com livros de crônicas. Ao mesmo tempo em que, geralmente, acho que as crônicas não me levam a lugar algum, considero coletâneas de crônicas como uma ótima chance para conhecer novos autores. A leitura de O Príncipe de Westeros me trouxe esses dois sentimentos.

Essa obra em específico traz uma seleção de contos sobre cafajestes. O prefácio de George R. R. Martin explica de onde veio a ideia de convidar alguns autores para retratarem, cada um ao seu jeito, personagens cafajestes.

Resenha: O Príncipe de Westeros e Outras Histórias

A cada leitura eu ficava especulando quem era o cafajeste da vez. Às vezes eu acertava, às vezes errava, às vezes acertava a pessoa mas sempre errava na cafajestagem hahaha! A especulação foi, definitivamente, um fator que agregou bastante diversão a essa leitura!

Já na abertura do livro, George R. R. Martin e seu editor Gardner Dozois, optaram por inserir o conto do Neil Gaiman. É claro que isso foi muuuuito esperto da parte deles! Apesar de o conto de Gaiman ser ambientado num universo que eu ainda não conheço (o universo criado para o livro Lugar Nenhum), foi impossível não me deliciar com cada página. A descrição de Gaiman carrega aspectos que te fazem “sacar” a aparência, o jeito e um pouco da personalidade de alguns personagens de maneira bem rápida. Eu me rasgo de elogios para esse autor porque tudo que ele escreve me agrada. Ele tem um “mojo” que ninguém mais tem no cenário atual! É um mistério pra mim! Nem preciso dizer que o primeiro conto foi o meu preferido né?

O conto que eu menos gostei foi o da Gillian Flynn. Nunca tinha lido nada dela mas assisti Garota Exemplar e não gostei. O estilo dela é desbocado e escrachado e não vi muito graça nisso. Esse conto foi útil para me lembrar de que não preciso ler nada dela de novo tão cedo hehehe!

Resenha: O Príncipe de Westeros e Outras Histórias

Já que eu citei o conto que eu mais gostei e o que eu menos gostei vou citar um mediano. O conto Proveniência, do David W. Ball é bem interessante pois mistura um pouco de história, religião e malandragem.

Os outros contos foram medianos. Eu não entendi nadinha do conto “Um Jeito Melhor de Morrer” do Paul Cornell e sinto que eu precisava de saber um pouco mais sobre os universos escritos por Scott Lynch para aproveitar mais a leitura de “Um Ano e Um Dia na Velha Theradane”.

Aconselho muito para quem gosta de algum dos autores envolvidos, para quem quer conhecer autores novos. Porém não aconselho ler tudo direto pois, mesmo trazendo contos tão diferentes, pode ser tornar cansativo.

Resenha: O Príncipe de Westeros e Outras Histórias

Você vai gostar se: gosta de conhecer autores diferentes, reviravoltas.
Não leia se não gosta de: histórias curtas.
Ideias centrais: malandros, cafajestes.

Gosto de cartões postais, livros e tenho um amor infinito por animais. Pretendo conhecer toda a Europa em breve e, às vezes, gosto de me aventurar na cozinha.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *