web analytics
livros

Resenha: O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias

Resenha: O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias

Livro: O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias
Autor: Douglas Adams
Editora: Arqueiro
Rating: [rating=4]
Adicione à sua estante: Skoob | Goodreads

+ Exemplar cedido pela editora para resenha


Sinopse

O Guia do Mochileiro das Galáxias
Segundos antes de a Terra ser destruída para dar lugar a uma via expressa interespacial, Arthur Dent é salvo por Ford Prefect, um E.T. que fazia pesquisa de campo para a nova edição de O Guia do Mochileiro das Galáxias. Pegando carona numa nave alienígena, os dois dão início a uma alucinante viagem pelo tempo e pelo espaço.

O Restaurante No Fim do Universo
Arthur Dent e seus quatro estranhos companheiros viajam pela Galáxia a bordo da nave Coração de Ouro, em uma busca desesperada por algum lugar para comer. Depois de fazer a refeição mais estranha de suas vidas, eles seguem pelo espaço e acabam descobrindo a questão sobre a Vida, o Universo e Tudo Mais.

A Vida, o Universo e Tudo Mais
Arthur Dent passou os últimos cinco anos abandonado na Terra pré-histórica, mas ainda acordava todos os dias com um grito de horror. No entanto, talvez fosse melhor continuar nessa tediosa rotina do que ser arrastado para a sua próxima missão: salvar o Universo dos temíveis e infelizes robôs xenófobos do planeta Krikkit.

Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes!
Depois de viajar pelo Universo, ver o aniquilamento da Terra, participar de guerras interestelares e conhecer criaturas extraordinárias, Arthur Dent está de volta ao seu planeta. E tudo parece estranhamente normal – exceto pelo desaparecimento dos golfinhos. Disposto a desvendar esse mistério, ele parte em uma nova jornada.

Praticamente Inofensiva
Após muitos anos vivendo separados, cada um em um canto mais insondável do Universo, Arthur Dent, Ford Prefect e Tricia McMillan se reencontram. Mas o que deveria ser uma festejada reunião de velhos amigos se transforma numa terrível confusão que põe em risco – mais uma vez – a vida de todos.


Capa & Diagramação

Eu já tinha aquelas versões econômicas que sempre estavam em promoção no Submarino e que são ótimas para levar na bolsa. Com o lançamento de um volume único, de capa dura, achei que a Arqueiro fosse investir numa versão de colecionador, mas o volume único é exatamente igual às versões econômicas. Confesso que fiquei bem decepcionada com o projeto editorial do livro. Perderam a oportunidade de fazer tanta coisa legal nele! Faltou uma folha de guarda legal, uma abertura de capítulo bonita e talvez margens maiores. Assim quem sabe não conquistariam o público que já leu e gosta de colecionar as séries que ama.

Resenha: O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias

Resenha: O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias

Personagens, Enredo & Impressões gerais

Aaaaahh! Agora eu entendo porque esse tal de Douglas Adams é tão importante na literatura mundial. Entendo porque as pessoas insistem em citar a toalha como objeto essencial à vida de qualquer pessoa preparada e ainda dedicam um dia no ano para exibi-la com orgulho.

Agora que li a série começo a perceber o tanto de referências sobre o Guia do Mochileiro das Galáxias em tantos outros livros, filmes e séries. Tenho certeza que vou olhar alguns coisas que já não são novidade pra mim de forma nova agora que entendo algumas referências.

Resenha: O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias

Douglas Adams conseguiu obter um resultado único com a mistura de uma história non-sense, ficção científica e muito humor. Eu imagino que ao longo da história da literatura outras pessoas se aventuraram em fazer algo parecido e, embora eu não tenha muita bagagem literária nem na categoria de ficção científica, nem na de humor, acredito que ninguém teve tanto sucesso na tarefa como esse cara.

Acho quase impossível de alguém obter esta mistura exata de non-sense, humor e ficção científica. Por enquanto só esse cara conseguiu fazer e, por isso, eu fico meio desanimada de ler o sexto livro da série, o “E tem outra coisa”. Ele foi escrito pelo Eoin Colfer, autor de Artemis Fowl, mas não deu a repercussão que todo mundo esperava.

Resenha: O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias

Eu tenho que admitir que não sou muito fã de humor na literatura. Não sei explicar porque mas eu não consigo levar as histórias de humor tão a sério. Mas esse Adams leva esta categoria da literatura para outro patamar. Qualquer pessoa, e eu repito a palavra QUALQUER, pessoa se divertiria com esses livros. É um tipo de humor salpicado ao longo do livro todo que simplesmente não dá pra não tirar o chapéu.

Resenha: O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias

De todos os livros, o que eu mais gostei foi o primeiro. Aquela história de ter que demolir a Terra por causa da passagem de uma via intergalática foi muito boa! Essa semelhança com os processos no nosso planeta e a forma como a Terra é tão banal na história me causa muitas questionamentos e me sugere muitas críticas a raça humana.

“O presidente não detém nenhum poder. É sempre uma figura polêmica, uma personalidade irritante, porém fascinante ao mesmo tempo. Não cabe a ele exercer o poder, e sim desviar a atenção do poder.”

Eu já tinha lido o primeiro e metade do segundo livro quando a Editora Arqueiro me contou que estava lançando essa edição que reunia os cincos livros. Eu acho que li o primeiro em 2011 e apesar de ter tanto tempo, acho que ele me marcou mais. Primeiro porque ao ler eu não esperava nada daquilo (acho que nem sabia o que esperar!) e segundo porque o humor é tão singular e diferente que é irresistível!

O Autor tem outros dois títulos lançados, “Agência de investigações holísticas Dirk Gently” e “A longa e sombria hora do chá da alma”. Ainda não ouvi críticas dessas duas obras mas estou animada para ler!

Alguém aí já assistiu ao filme? Eu sempre soube que ele existia mas só agora me bateu a vontade de ver. Como eu já tinha visto o trailer antes de começar a ler não consigo imaginar o Arthur Dent de outra maneira que não seja com a cara do Martin Freeman!

A Editora Arqueiro mandou junto com o livro um bottom e uma ecobag lindona que eu estou usando horrores!

Resenha: O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias

Você vai gostar se: humor, histórias non-sense, ficção científica.
Não leia se não gosta de: levar as histórias muito a sério. Você vai ser trolado várias vezes!
Ideias centrais: planetas, naves, sentido do universo.

Gosto de cartões postais, livros e tenho um amor infinito por animais. Pretendo conhecer toda a Europa em breve e, às vezes, gosto de me aventurar na cozinha.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *