Resenha: A Playlist de Hayden

Livro: A Playslit de Hayden
Autor: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Rating: [rating=3]
Skoob
Goodreads


Sinopse
Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente

Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.


Capa & Diagramação

Tanto a capa quanto a diagramação estão perfeitas! A capa é simples trazendo muito destaque ao título e utilizando-se das silhuetas dos personagens que agrada a tanta gente. É, sem dúvida, uma capa que me faria comprar um livro sem nem mesmo ler a sinopse. A diagramação interior está limpa e condizente com o visual geral do livro. Amei!

Resenha: A Playlist de Hayden

Personagens, Enredo & Impressões gerais

O suspense criado pela autora sobre o que aconteceu na noite que pode ter desencadeado o suicídio de Hayden é um dos pontos altos do livro. O ritmo em que as descobertas vão sendo feitas ao longo da história é fluido e sempre quando achamos que temos informações reveladoras e úteis, descobrimos que elas geram ainda mais perguntas e questionamentos.

Ao decorrer da pesquisa de Sam, muitos personagens interessantes surgem na história, inclusive Astrid, uma personagem misteriosa que se mostra uma peça fundamental nas descobertas de Sam e no seu crescimento pessoal.

Resenha: A Playlist de Hayden

A maneira como cada personagem lida com a culpa é um outro ponto relevante já que cada um se enxerga com uma carga de culpa na morte de Hayden. A culpa é um sentimento silencioso mas mesmo assim a autora teve muita habilidade para fazer isso transparecer na obra. Puxado por esse sentimento vem também a aceitação de que o fato já aconteceu e não pode ser mudado. Todo esse jogo de sentimentos tão difíceis de serem descritos foi muito bem abordado por Michelle.

A inserção de elementos nerds traz um ar interessante e leve para a jornada de descobertas de Sam. Elas atuam como momentos de respiro dentre as revelações, o luto e sua vida escolar, além de mostrar um pouco da profundidade de sua amizade com Hayden. Donnie Darko, The Walking Dead e Star Wars são algumas das referências que eu pude perceber ao longo da história.

Resenha: A Playlist de Hayden

A estrutura principal do livro consiste em descobrir e entender porque Hayden cometeu suicídio na noite da festa. Tudo que gira entorno desse suspense e das descobertas foi bem estruturado, intrigante e instigante. Porém, todo o entorno que poderia ter sido trabalhado para adicionar à história, como romance, novas amizades, questionamentos internos de Sam, seu luto e talvez alguma carga de humor ou momentos felizes deixou a desejar. Desse ponto de vista o livro foi insosso. Acho que eu tinha muita expectativa na capa e na sinopse.

A playlist montada por Hayden acompanha todo os capítulos e, sem dúvida, a jornada vivida por Sam o ajuda a passar por uma parte da fase de luto, a se descobrir e a crescer pessoalmente. No entanto, mesmo após ter terminado a leitura, eu senti uma necessidade de saber porque esse conjunto de músicas era tão importante para Hayden ou talvez um significado mais profundo para a seleção de músicas.

“Muitas pessoas querem ser invisíveis. Talvez elas até pensem que podem fingir que são. Mas sempre alguém as vê.”

Devo dizer que o hotsite feito pela Novo Conceito com toda a playlist disponível foi extremamente positivo para minha experiência de leitura! Quando eu tinha a oportunidade de escutar a playlist enquanto lia, o sabor das palavras e das emoções eram muito acentuados. Aconselho muito que você escute as músicas durante a leitura! Eu relembrei de algumas músicas e descobri outras bem legais!

Ouça a Playlist

Vale a pena ler caso você curta leituras sobre perda e superação, além de livros que tenham uma relação forte com música e com a cultura nerd.

Resenha: A Playlist de Hayden

Você vai gostar se: gostou de Cartas de Amor aos Mortos, cultura nerd e música.
Não leia se não gosta de: bullying, suicídio, luto, superação.
Ideias centrais: suicídio, perda, mistério, playlist, culpa.

Share:
Written by Evelyn
Gosto de cartões postais, livros e tenho um amor infinito por animais. Pretendo conhecer toda a Europa em breve e, às vezes, gosto de me aventurar na cozinha.