web analytics
livros

Resenha: O Grande Ivan

Resenha: O Grande Ivan

Livro: O Grande Ivan
Autor: Katherine Applegate
Editora: Novo Conceito
Rating: [rating=4]
Skoob
Goodreads


Sinopse
Meu nome é Ivan.
Eu sou um gorila.
Não é tão fácil quanto parece…

Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo.
Baseado em fatos reais, O GRANDE IVAN é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade.
Não importa quantos anos você tem… Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar?


Capa & Diagramação

O Grande Ivan é outro lançamento do selo #Irado que chega impecável às mãos do leitor. Capa dura, ilustrações lindas e diagramação bem espaçada e limpa. O livro é grosso mas a diagramação é bem alongada o fez parecer mais longo do que realmente é. Dá para ler em um dia ou dois.

Resenha: O Grande Ivan

Personagens, Enredo & Impressões gerais

Eu sou sempre receosa com leituras e filmes com animais no foco principal. Isso porque, em algum ponto ou às vezes na história inteira, os animais sofrem e eu sou MUITO sensível com histórias de animais sofrendo. A ponto de, caso seja excessivamente triste, perca a graça pra mim.

Em O Grande Ivan a melancolia está impregnada desde as primeiras linhas. Um gorila das costas cinza-prateadas que deveria ser uma figurina selvagem, que domina um bando e transparece poder não deve ser diminuído a uma atração de um parque decadente de beirada de estrada.

Resenha: O Grande Ivan

A tristeza trazida pela história não foi o suficiente para me desagradar. Ela vem em doses terapêuticas, de forma sútil e embebida em muita fofura e lições de vida inseridas discretamente na trama. Eu me pergunto se as crianças realmente irão entender qual é a do livro. Acho que se sentiram como eu me sentia quando, pequenininha, assistia Dumbo. Uma história triste, encorajadora e inspiradora até para as mentes que ainda não estão amadurecidas.

“Mas, em vários dias, esqueço-me do que eu supostamente sou. Sou humano? Sou gorila?
Os humanos têm tantas palavras. Mais do que precisam.
E, mesmo assim, eles não têm um nome para o que eu sou.”

Amei o livro, que virou um xodozinho da estante pela fofura da história e pelo trabalho gráfico apaixonante da capa e do interior com ilustrações lindíssimas! Aconselho a leitura para toda e qualquer idade!

Resenha: O Grande Ivan

Resenha: O Grande Ivan

Resenha: O Grande Ivan

Você vai gostar se: gosta de histórias simples e tocantes.
Não leia se não gosta de: animais, livros infanto juvenis.
Ideias centrais: gorila, elefante, amizade.

Gosto de cartões postais, livros e tenho um amor infinito por animais. Pretendo conhecer toda a Europa em breve e, às vezes, gosto de me aventurar na cozinha.

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *