Peraí! Para tudo que duas autoras que eu amo muito são amigas e ainda por cima escreveram um livro juntas! É muito pro meu coração!

Resenha: O Desafio de Ferro

Livro: O Desafio de Ferro
Autor: Holly Black e Cassandra Clare
Editora: Novo Conceito
Rating: [rating=5]
Skoob
Goodreads


Sinopse
Amigos e inimigos. Perigo e magia. Morte e vida. A maioria dos garotos faria qualquer coisa para passar no Desafio de Ferro. Callum Hunt não é um deles. Ele quer falhar. Se for aprovado no Desafio de Ferro e admitido no Magisterium, ele tem certeza de que isso só irá lhe trazer coisas ruins. Assim, ele se esforça ao máximo para fazer o seu pior… mas falha em seu plano de falhar. Agora, o Magisterium espera por ele, um lugar ao mesmo tempo incrível e sinistro, com laços sombrios que unem o passado de Call e um caminho tortuoso até o seu futuro. Magisterium – O Desafio de Ferro nasceu da extraordinária imaginação das autoras best-seller Holly Black e Cassandra Clare. Um mergulho alucinante em um universo mágico e inexplorado.


Capa & Diagramação

Não tenho nenhum defeito para colocar na capa! A ilustração é linda, muito condizente com a descrição de cada personagem e deu uma forcinha para minha imaginação ao decorrer do livro. A diagramação não é muito limpa pois algumas páginas trazem símbolos atrás do texto. Tirando isso tudo perfeito!

Resenha: O Desafio de Ferro

Personagens, Enredo & Impressões gerais

O início da leitura desses livros que criam um universo novo é sempre meio esquisita pra mim. Eu fico dividida entre querer saber mais e me adaptar ao universo apresentado. Depois dessa fase, caso eu goste do universo, é só alegria!

Eu não gosto muito da ideia de coisas subterrâneas (talvez pela leve claustofobia que isso me causa) mas a Cassandra Clare e a Holly Black conseguiram criar um universo que mesmo quem não curte o mundo debaixo da terra consegue achar legal. A infinidade de áreas diferentes, com lagos, cores, luzes e mistérios contribuiram para a trazer a atmosferia mágica ao leitor. Também, juntando essas duas autoras mega talentosas não tinha muita chance de dar errado né?

Eu percebi uma semelhança grande de vários elementos da estruturação da história e dos personagens com universo de Harry Potter. Vocês sabem que eu sou MUITO fã de HP e, por isso, muito crítica com histórias similares. No caso de O Desafio de Ferro as semelhanças são todas muito positivas! Elas me trouxeram sensações parecidas de quando eu lia Harry Potter pela primeira vez e que eu achei que nunca mais fosse sentí-las. Me pareceu que elas usaram a história de J.K. abertamente como inspiração para adaptar seu próprio enredo e ideias. E, para mim, deu muito certo!

“O fogo quer queimar. A água quer fluir. O ar quer se erguer. A terra quer unir. O caos quer devorar.”

Já li muitos livros da Cassandra Clare e um livro da Holly Black e, durante a leitura de O Desafio de Ferro, eu conseguia identificar um pouco das características que cada uma inseriu na obra. As partes mais sombrias eu enxergava mais como caracerísticas da Holly enquanto nas reviravoltas e surpresas da história eu enxerguei como uma característica muito marcante da Cassandra.

Eu duvido que alguém que leu esse livro e gostou vai conseguir não ler o próximo. O livro não acaba em um momento decisivo (como os livros da Cassandra) mas o enredo te deixa com muita vontade de passar mais tempo com os personagens e saber como eles irão resolver as pendências desse primeiro volume da série.

Eu me diverti muito! Gostei da ambientação, do ritmo, dos personagens e do rumo que a história tomou no fim. Não vejo a hora de ler o próximo!

Resenha: O Desafio de Ferro

Você vai gostar se: gosta de Harry Potter, magia, mistério.
Não leia se não gosta de: fantasia, literatura jovem, grandes reviravoltas.
Ideias centrais: escola de magia, guerra.

Share:
Written by Evelyn
Gosto de cartões postais, livros e tenho um amor infinito por animais. Pretendo conhecer toda a Europa em breve e, às vezes, gosto de me aventurar na cozinha.