Resenha: Amor e Memória

Resenha: Amor e Memória

Livro: Amor e Memória
Autor: Ayelet Waldman
Editora: Leya Brasil
Rating: [rating=2]
Skoob
Goodreads


Sinopse
Em 1945, na Áustria, os vitoriosos soldados americanos capturam um trem repleto de riquezas indescritíveis – objetos que haviam sido confiscados dos judeus pelos nazistas. Entre os tesouros estão pilhas de relógios de ouro; montanhas de casacos de pele; caixas cheias de alianças de casamento; porta-retratos de prata; castiçais de Shabat e heranças de família repassadas por gerações.

Jack, um inteligente nova-iorquino judeu, é o oficial encarregado de guardar o trem, uma responsabilidade que fica ainda mais complicada quando conhece Ilona, uma bela húngara que perdeu tudo em meio às devastações do Holocausto. Setenta anos depois, Natalie recebe de Jack, seu avô, um lindo colar com o desenho de um pavão com penas de pedras preciosas, que fora achado no trem. Dentro do medalhão, está a fotografia de uma mulher desconhecida. Encarregada de devolver a joia à mulher da foto, Natalie deve mergulhar num submundo sombrio de negociantes de arte para descobrir a história por trás do medalhão. Mas se surpreende ao aprender sobre a vida fascinante de uma mulher feminista que lutou pelo direito de voto no final do século XIX em Budapeste.

Uma história de personagens brilhantes, Amor e memória é o melhor romance de Ayelet Waldman: uma obra ricamente detalhada que levanta questões difíceis sobre o valor das coisas preciosas em um momento em que a própria vida parece sem valor, e sobre as correntes invisíveis que nos prendem aos sofrimentos e às paixões do passado.


Capa & Diagramação

O trabalho gráfico de Amor e Memória é impecável! A cada é elegante discreta e no mínimo curiosa pois não se consegue fazer a relação da sinopse com a ilustração logo de cara. Os detalhes em dourado são muito bem colocados e chamam bastante atenção porém de forma discreta.

A guarda do livro (o lado de dentro da capa) é colorida e a diagramação bem limpa e elegante.

Resenha: Amor e Memória

Personagens, Enredo & Impressões gerais

Demorei um pouco para postar essa resenha pois precisava de organizar meus pensamentos em relação a esse livro. São basicamente três histórias diferentes, cada uma com enredo muito bem pensado, personagens interessantes e em universos diferentes.

O que mais me empolgou nas durante a leitura foi ler três histórias diferentes em lugares e tempos diferentes. A relação entre os três momentos poderia ter sido construída de uma forma mais interessante pois foi revelada logo de cara sem nenhum suspense e surpresas, parecendo pouco trabalhada e pobre. Caso este aspecto fosse um pouco melhor projetado, acredito que o livro teria um “brilho” muito maior.

A primeira parte se passa em Salzburgo em 1945. Eu tive muita dificuldade nessa parte pois eu não me empolguei com os personagens e me decepcionei um pouco com o jeito que a guerra e o pós-guerra foram relatados. Demorei bastante para ler! A segunda parte se passa entre Budapeste e Israel em 2013 e foi ok. Li um pouco mais rápido mas não achei divertida, interessante, nem cativante, porém melhor que a anterior. A terceira parte que acontece em Budapeste em 1913 foi bem mais legal! A única personagem que eu realmente queria saber o que aconteceria no livro inteiro protagonizava esse terceiro momento. Nina era uma personagem forte envolvida na defesa dos direitos do voto feminino e nos casamentos arranjados entre famílias ricas.

Resenha: Amor e Memória

O livro ficou aquém das minhas expectativas pois achei que seria um romance de guerra comovente e inesquecível. Os enredos, embora interessantes, são contados de forma lenta e desinteressante.

Como sempre, espero que você não considere minha resenha para formar a SUA opinião do livro. Já li resenhas que elogiavam intensamente livros que eu não gostei e vice-versa. Cada pessoa tem uma personalidade, vivência e gostos diferentes e, por isso, tem visões diferentes sobre as mesmas coisas. Espero não ter desencorajado sua leitura.

Você vai gostar se: gosta de romances nos tempos de guerra, vários enredos em um livro.
Não leia se não gosta de: leituras mais lentas e sem ação.
Ideias centrais: Segunda Guerra Mundial, judeus, jóias.

By Evelyn

Viciada em farinha láctea, cartões postais, livros e tenho um amor infinito por animais. Pretendo conhecer toda a Europa em breve e, às vezes, gosto de me aventurar na cozinha.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *