web analytics
livros

Resenha: 826 Notas de Amor para Emma

Resenha: 826 Notas de Amor para Emma

Livro: 826 Notas de Amor para Emma
Autor: Garth Callaghan
Editora: Leya Brasil
Rating: [rating=4]
Skoob
Goodreads


Sinopse
Uma história de amor comovente de um pai por uma filha. Pouco depois de Emma completar 12 anos, seu pai, Garth Callaghan, descobriu que tinha câncer de rim. Determinado a fazer do tempo que lhe restava relevante, ele compilou diversos valores para auxiliar sua filha até a formatura do Ensino Médio.

Garth começou a escrever seus recados em guardanapos quando Emma ainda estava nos primeiros anos de escola. À medida que a filha foi crescendo, suas notas tornaram-se mais significativas.

826 notas de amor para Emma é um relato familiar inspirador, repleto de amor e sabedoria. No início de cada capítulo, Garth apresenta um dos recados de guardanapo para, em seguida, compartilhar uma história ligada àquela mensagem e à sua própria vida. Com olhar sensível e sábio, Garth consegue confortar os corações e tocar as almas dos leitores.

Partilho este livro porque nenhum de nós sabe quanto tempo ainda nos resta. Sim, nós caminhamos pelo planeta com a esperança de sermos invencíveis, mas todos nós sabemos que a vida pode ser tirada em qualquer instante. Eu tenho a dádiva de perceber que o fim está se aproximando. Posso reservar um tempo para fazer um balanço e dizer às pessoas que amo o quanto elas significam para mim. É a única coisa que importa. Sua casa, sua conta bancária, suas habilidades, sua profissão – nada disso importa. Tudo se resume aos relacionamentos duradouros que construímos. É isso. É tudo isso.


Capa & Diagramação

Eu só fui reparar na capa desse livro depois de ter terminado a leitura. Não sei se ela não me chamou atenção ou se eu não enxergo mesmo muita beleza nas capas de versões eletrônicas dos livros.

Eu amei a grafia do nome do livro e achei bem criativos os objetos ao redor já que trazem o contexto dos bilhetes escritos por Garth. A grafia ficaria linda em uma capa de cor sólida também mas entendo que assim fica com uma cara mais “comercial”.

Caso você se interesse por este livro aconselho que dê preferência à versão física. Lendo a versão em ebook eu ficava meio perdida pois não conseguia diferenciar logo de cara as citações ou o que Garth escreveu nos guardanapos do texto em si. Algumas vezes aparecia o desenho de um guardanapo embaixo da lições escritas por ele outras não. Acho que na versão física do livro a diagramação deve deixar essas diferenciações mais evidentes.

Personagens, Enredo & Impressões gerais

O clima do livro começa meio pesado já que sabemos o que vai acontecer mas não sabemos como nem quando. O suspense e a espera me mantiveram muito apreensiva!

Depois que “o fato” determina a vida de Garth e de sua família, o livro começa a tomar forma e mostra sua diferenciação dentre os muitos livros sobre câncer por aí. É inspirador ver como o autor, com a ajuda de sua família passa pelas agonias e os sofrimentos da doença e mesmo assim perdura, escolhendo levar uma vida positiva e fazer a diferença na vida dos outros.

A preocupação de Garth com sua filha Emma foi um dos pontos mais tocantes do livro para mim. A relação de pai/mãe/filhos é, na minha opinião, determinante na formação de caráter, personalidade, gostos, desejos e escolhas pelo resto da vida. A maneira como ele quis deixar claro o que sentia e os valores e ensinamentos que queria deixar para sua filha é linda e está, graças ao livro e a sua página no Facebook, sendo replicada por muitas pessoas.

“Este livro é um chamado. Para acordar. Conectar-se. Compartilhar seus sentimentos. Faça aquele telefonema. Escreva aquele bilhete. Porque eu conheço muito bem a fragilidade da vida e sei o quanto é importante reservarmos um tempo para nos aproximar daqueles que amamos, enquanto ainda estamos aqui, enquanto ainda podemos.”

Durante minha faculdade de Nutrição, aprendi que poucas coisas são uma forma de carinho mais especial que cozinhar para aqueles que você quer agradar e/ou aqueles que você ama. Garth conseguiu aliar dois carinhos impagáveis em um só: arrumar o lanche/almoço de sua filha e escrever as mensagens em guardanapos. E o legal é que as dentre as mensagens várias são bem específicas e pessoais. Não são só aquelas citações que a gente acha na internet não! Que pai mais lindo e especial gente! E ainda por cima é nerd!

Resenha: 826 Notas de Amor para Emma

Assim que acabei de ler o livro fui procurar mais sobre Garth na internet e seguí-lo nas redes sociais! Já estou pensando em formas de colocar em práticas as ideias de dele!

Você vai gostar se: gosta de lições de vida, histórias inspiradoras.
Não leia se não gosta de: histórias que envolvam doenças graves.
Ideias centrais: melhorar relacões em família, guardanapos, câncer.

Gosto de cartões postais, livros e tenho um amor infinito por animais. Pretendo conhecer toda a Europa em breve e, às vezes, gosto de me aventurar na cozinha.

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *