web analytics
livros

Resenha: Diário de uma Cozinheira

Resenha: Diário de uma Cozinheira

Livro: Diário de uma Cozinheira
Autor: Carla Pernambuco
Editora: Leya Brasil
Rating: [rating=4]
Skoob


Sinopse
Quer você queira ou não, toda viagem é um passeio gastronômico. Você pode evitar todos os museus e se recusar a visitar as atrações turísticas, mas necessariamente vai fazer três refeições por dia fora de casa. Sorte de quem não desperdiça suas viagens entre pizzarias e fast-foods. Porque é na comida que um lugar se revela por inteiro. A chave para entender uma cultura é fazer uma incursão à sua mesa. Em suas viagens, Carla Pernambuco não se limita a experimentar a comida: ela aprende e faz as receitas antes de embarcar de volta para casa. Todos aqueles ingredientes fotogênicos e temperos perfumados que visitamos nos mercados (na esperança de um reencontro mais tarde, no almoço ou no jantar) acabam em sua panela. Se toda viagem é uma viagem gastronômica, então esse “Diário da Cozinheira” é o mais saboroso guia de viagem que você pode encontrar. Prepare-se para dar uma bela volta ao mundo. Boa viagem. E bom apetite!


Capa & Diagramação

Estou absolutamente apaixonada pelo projeto gráfico desse livro. É um dos melhores que já vi! Como ele é mais intrincado com a história que os livros que normalmente eu resenho aqui falarei mais sobre isso ao decorrer da resenha.

Resenha: Diário de uma Cozinheira

Personagens, Enredo & Impressões gerais

Eu resolvi sair totalmente da minha zona de conforto ao pedir esse livro para a Editora Leya.

Primeiro porque simpatizei com ele de cara ao ler a sinopse e segundo porque estou numa vibe de me empenhar mais em cozinhar. Eu geralmente só cozinho quando estou de férias e só cozinho coisas mega calóricas. Eu quero mudar isso! Quero cozinhar alguma coisa pelo menos uma vez por semana e colocar em prática as milhares de receitas saudáveis e fáceis que eu coleciono pela internet afora!

Resenha: Diário de uma Cozinheira

Foi nesse momento super propício que a editora me ofereceu esse livro e eu aceitei resenhá-lo. Aprendi mais sobre a história dessa mulher incrível que alia seus conhecimentos culinários a conhecimentos de vida que adquire nas suas muitas viagens.

“O clima London, London, Carnaby Street, a moda de rua, o estilo que até hoje só a capital britânica mantém. Meu pai teve um troço quando viu minhas roupas. Pior foi quando ele descobriu minhas ideias, bem mais desalinhadas do que os modelitos.”

Carla Pernambuco uniu duas paixões e trilhou um caminho de crescimento pessoal e profissional que está contado de uma forma super divertida e dinâmica nessa obra. O livro conta histórias de diferentes viagens feitas por Carla, algumas a trabalho, outras a lazer dividindo os capítulos de acordo com o destino de cada viagem. Dentro dos capítulos ela conta um pouco do que conheceu em cada lugar, das pessoas que encontrou e no final das receitas que aprendeu/desenvolveu.

Resenha: Diário de uma Cozinheira

Eu, como designer de formação, me encantei COMPLETAMENTE com o trabalho gráfico desse livro. Cada páginas traz colagens de fotos aliadas a desenhos que fazem a experiência de leitura fantástica!

Eu não tenho palavras o suficiente para dizer o quanto adorei o visual do livro e me inspirei pela história de vida de alguém muito apaixonado pelo que faz. Porém, não posso prometer colocar em prática nenhuma das receitas ensinadas pois acho que são receitas para quem já domina o assunto. Mas sem dúvida me senti encorajada para tentar minhas receitas mais simples já que a Carla me ensinou que preparar uma refeição é também saber mais sobre cultura, é uma atividade que desenvolve a criatividade e uma forma de carinho e zelo para quem vai usufruir da refeição.

Resenha: Diário de uma Cozinheira

Você vai gostar se: culinária, viagens, aventuras, bom design.
Não leia se não gosta de: histórias não contínuas, biografias.
Ideias centrais: viagens, culinária.

Gosto de cartões postais, livros e tenho um amor infinito por animais. Pretendo conhecer toda a Europa em breve e, às vezes, gosto de me aventurar na cozinha.

4 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *