Resenha: Roleta Russa

Resenha: Roleta Russa

Livro: Roleta Russa
Autor: Jason Matthews
Editora: Arqueiro
Rating: [rating=4]
Skoob
Goodreads


Sinopse
Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo.
Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem.
Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR.
Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro.


É com muito prazer que eu venho resenhar o primeiro livro que recebi em parceria com a Editora Arqueiro! Eu adoro os romances dessa editora e todo o cuidado que eles têm com a estética e qualidade dos livros.

Capa & Diagramação

Eu não consigo parar de olhar para a capa desse livro! Achei a combinação do uso de cores, da foto, do posicionamento do texto e as fontes muito inteligentes! Me apaixonei de cara pela capa e até hoje não enjoei de olhar pra ela. Fiquei feliz que a editora manteve essa capa pois dei uma pesquisada em algumas capas estrangeiras e não gostei nadinha do que vi! A diagramação do miolo é bem bonita e confortável de ler.

Resenha: Roleta Russa

Personagens, Enredo & Impressões gerais

Eu nunca tinha lido nada nem remotamente parecido com esse livro. Eu gosto do tema espionagem mas o único contato que tinha tido com esse tema (que eu me lembre) foi por meio filmes (a.k.a James Bond). Eu nem imaginei que os serviços secretos russo e americano poderiam gerar histórias tão boas. Provavelmente porque eu era totalmente ignorante com relação a esse assunto.

Assim que tive a oportunidade de ter o livros em mãos descobri que Roleta Russa não seria um livro fraco não! Isso porque o autor, Jason Matthews, sabia muito bem do que estava falando. O cara teve uma carreira de 33 anos como Diretor de Operações da CIA, e sua esposa, que atuou também teve uma carreira longa no mesmo serviço. O que me deixa com a pulga atrás do orelha é saber até onde as inspirações do autor são passíveis de acontecer na realidade e até onde o serviço secreto foi “romantizado” para se encaixar na sua obra.

“Cortado antes do fim da temporada. Melhor isso do que ser responsabilizado pela morte de um informante, por desvio de recursos ou pela falsificação de relatórios. Ainda sim, um desastre. Nate não sabia ao certo como isso afetaria seu futuro…”

A trama é, sem dúvida, o que mais me agradou em Roleta Russa! É complexa, cheia de detalhes, reviravoltas e foi, claramente, muito bem pensada e articulada. O nível de descrição de cada personagem, seu passado e suas motivações enriquece a obra de uma maneira singular. Dois detalhes que atrasaram minha leitura foi a quantidade de nomes de origem russa bem complicados. Eu tenho uma memória péssima e não conseguia gravar os nomes pois eram muitos e bem complicadinhos. Mas no final deu tudo certo. Outro detalhe que e atrasou também foi que eu não levava esse livro comigo para todos os lugares para ler em qualquer hora. Isso porque eu não podia estar “meio distraída” enquanto lia pois corria o risco de começar a não entender nada da trama.

Resenha: Roleta Russa

Vocês sabem que eu amo personagens femininas fortes né? Dominika é um prato cheio para quem compartilha da minha preferência. Ela tem um passado muito bem consolidado com sua família e uma carreira no balé porém tudo desmorona em certo ponto da história e, apesar de passar por muitos momentos difíceis ela continua forte e segura de uma forma bem realista. O Nate não é um personagem muito forte mas é incrivelmente carismático! A única coisa que deixou a desejar mesmo foi o romance dos dois. Eu tenho em mente que é uma coisa pessoal mas eu não consegui me deixar fisgar pelo romance deles.

Um ponto legal que dá uma quebrada na seriedade da trama é que no final de cada capítulo o livro traz um box com uma receita de algum prato que figurou naquele capítulo. Confesso que lá pelo final não lia mais as receitas tamanha era a minha curiosidade de saber o que aconteceria em seguida!

E o final… Mesmo que eu ame um livro o final quase nunca me agrada porque eu sempre queria que as coisas acontecessem de alguma outra maneira. Deve ser muito difícil escrever finais de livros! Mas o final de Roleta Russa foi perfeito! Extremamente inteligente, bem escrito e surpreendente!

Você vai gostar se: espionagem, James Bond, tramas complexas, personagens femininas fortes.
Não leia se não gosta de: tramas que não trazem o romance como ponto principal.
Ideias centrais: espionagem, Estados Unidos, Rússia, CIA, SRV.

By Evelyn

Viciada em farinha láctea, cartões postais, livros e tenho um amor infinito por animais. Pretendo conhecer toda a Europa em breve e, às vezes, gosto de me aventurar na cozinha.

12 comments

  1. Meldels, esse livro parece ser pura adrenalina, igual seriados e filmes de espionagem! Haha, vou caçar pra ler (aproveitar que estou de férias). Adorei o seu blog! Muito organizado, layout bonito e sua postagem foi bem construída, gostei mesmo!

    Beijinhos,
    -S.

    1. Os momentos de adrenalina são poucos mas muito bem balanceados ao longo da história.

      Muito muito obrigada :D

    2. Existem outros livros de continuação do livro roleta russa? Ouvi dizer que são 3 livros mas não encontrei nada no Google.

  2. Parece ser uma história bem interessante e que promete tirar o fôlego do leitor, mas o fato dos nomes serem em Russo acaba fazendo com que eu não tenha muito interesse em ler. Sou como você e tenho problemas com nomes de personagens… Pelo menos sei que mesmo com isso, você acabou gostando, mas não me sentiria preparada para ler agora, por exemplo. Estou precisando de livros mais leves no momento.
    Beijos.

    1. Eu consegui entender tudo mesmo não conseguindo entender direito os nomes. Parece que a gente guarda o arranjo das letras e acaba fazendo as correlações hehehe! Não me impediu de gostar mas acabou lentificando minha leitura.

      Eu tô lendo O Príncipe da Névoa. Ele é bem levinha e curto. Você já leu?

  3. Se você nunca leu um livro nesse gênero e quer ler, te recomendo a série Millenium. Eu nunca tinha lido nada parecido e olha, simplesmente me apaixonei no momento que comecei os livros. Sempre dá pra ver os filmes antes, mas te recomendo ir direto pra leitura. :)

    1. Todo mundo fala muito bem dessa série! Eu, pessoalmente, tenho uma certa resistência com essa série pois assisti o filme (a versão Sueca) e odiei. Não gostei da personagem principal e achei o enredo chato. Acho que antes de pegar o livro vou acabar tentando assistir a versão norte-americana.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *