
Livro: Primeiro Amor
Autora: James Patterson & Emily Raimond
Editora: Novo Conceito
Rating: [rating=4]
Skoob
Goodreads
Sinopse
Axi Moore é uma garota certinha, estudiosa, bem comportada e boa filha. Mas o que ela mais quer é fugir de tudo isso e deixar para trás as lembranças tristes de um lar despedaçado. A única pessoa em quem ela pode confiar é seu melhor amigo, Robinson. Ele é também o grande amor de sua vida, só que ainda não sabe disso. Quando Axi convida Robinson para fazer uma viagem pelo país, está quebrando as regras pela primeira vez. Uma jornada que parecia prometer apenas diversão e cumplicidade aos poucos transforma a vida dos dois jovens para sempre. De aventureiros, eles se tornam fugitivos. De amigos, se tornam namorados. Cada um deles, em silêncio, sabe que sua primeira viagem pode ser também a última, e Axi precisa aceitar que de certas coisas, como do destino, não há como fugir. Comovente e baseado na própria vida do autor, este livro mostra que, por mais puro e inocente que seja, o primeiro amor pode mudar o resto de nossas vidas.
Capa & Diagramação
Gostei da capa mas confesso que ela não chama muito minha atenção. Só achei que os elementos escolhidos funcionaram muito bem juntos. E a foto, que, por incrível que pareça, me agradou! Eu raramente gosto das fotos de casais escolhidas para capa. Mas essa é o melhor elemento da capa e se fosse se ela já teria dado uma capa e tanto.
A diagramação é limpa e confortável. Os capítulos são bem curtinhos, com três ou quatro páginas cada e cada início de capítulo traz um desenho de uma pista de carros no formato de coração.
Personagens, Enredo & Impressões gerais
Desde que eu li Bruxos e Bruxas eu tenho um pé atrás com esse autor. Eu não gostei nada da minha primeira leitura dele mas tenho total consciência que isso é totalmente ligado ao fato de que 1) eu não estava com um pingo de vontade de ler aquele tipo de livro naquele momento e 2) criei uma ideia totalmente diferente do que seria Bruxos e Bruxas.
Portanto, eu sei que o cara é competente, tanto que já lançou muito títulos e ouço falarem muito bem deles. Foi por essa razão que eu não senti aquele receio que a gente sente quando está dando a segunda chance para algum autor, sabe? A capa era legal e a sinopse interessante. Abri meu coração e fui!
O começo da história é bem dinâmico. O autor não gasta muito tempo explicando a história dos personagens e muito menos seu passado. Ele se concentra nas características físicas e em suas personalidades. Aí parece que o leitor pega o bonde andando e embarca apressadamente na viagem junto com eles.
“Toda vez que olhava em seus olhos, sentia como se estivesse me afogando e sendo salva ao mesmo tempo. Que, se tivesse que escolher entre morrer amanhã e passar o resto da vida sem ele, eu sinceramente consideraria optar pela morte iminente.”
Quem gosta de histórias de roadtripping nos EUA vai curtir esse livro. Pra mim, as histórias de roadtripping nunca ficam velhas porque elas abrem margem pra muita aventura, situações engraçadas, romance e conhecimento pessoal. E sim, esse romance tem tudo isso. Mas era só mais um romance de roadtripping até um fato em particular acontecer.
Eu não vou falar que fato é esse porque não está escrito na sinopse estão não quero dar spoiler. Acho que quem já é calejado de ler esses romances já pode até prever isso no início da história mas eu não tinha a menor ideia de que isso ia acontecer! E levou a história para um nível totalmente diferente na minha opinião! A partir daí o curso do romance muda e me surpreendi com a delicadeza da narrativa. Bem que me avisaram que os romances dele valiam a pena!
Eu estou falando do autor o tempo inteiro mas esse livro teve uma co-autora chamada Emily Raymond. Eu não sei muito bem como funciona esse processo de escrever o livro com mais uma pessoa mas o nome dela quase não tem destaque na capa e nem aparece no miolo.
Leitura muito indicada para quem gosta de um bom romance. Espero ter a oportunidade de ler outros romances dele e quem sabe ver alguma obra da Emily Raymond sozinha.
Você vai gostar se: romance, roadtripping, histórias tristes.
Não leia se não gosta de: romances a la Nicholas Sparks.
Ideias centrais: roadtripping, aventura, romance, primeiro amor.
Adorei sua resenha,ainda não conhecia esse livro..mas coloquei na lista de possíveis compras..
bjs
Vale a pena!