web analytics
livros,  recomendo

Resenha: Seis Coisas Impossíveis

Livro: Seis Coisas Impossíveis
Autora: Fiona Wood
Editora: Novo Conceito
Rating: [rating=5]
Skoob
Goodreads

Sinopse
Dan Cereill levou um encontrão da vida: seu pai faliu, assumiu que é gay e separou-se de sua mãe, tudo de uma vez só. Enquanto isso, sua mãe recebeu de herança uma casa tombada pelo patrimônio histórico que cheira a xixi de cachorro, mas que não pode ser reformada… E, agora, Dan está vivendo em uma casa-relíquia que parece um chiqueiro, com uma mãe supertriste e sem conseguir falar com o pai — que ele ama muito. Suas únicas distrações são sua vizinha perfeita, Estelle, e uma lista de coisas impossíveis de fazer, como: 1. Beijar a garota. 2. Arrumar um emprego. 3. Dar uma animada na mãe. 4. Tentar não ser um nerd completo. 5. Falar com o pai quando ele liga. 6. Descobrir como ser bom e não sair abandonando os outros por aí… Mas impossível mesmo será: 1. Não torcer para que Dan supere seus problemas. 2. Não rir muito com os devaneios dele. 3. Não querer ter um cachorrinho como Howard. 4. Não desejar que a mãe de Dan encontre a felicidade. 5. Parar de ler este livro. 6. Não querer abraçar o livro depois de tê-lo terminado…

Livro: Seis Coisas ImpossíveisDan Cereill começa o relato de sua estória numa época bem complicada da vida de sua família. Seus pais se separaram depois da declaração de que seu pai é homossexual e, além disso, eles perderam todos os bens materiais. Ele e sua mãe foram morar numa casa decadente deixada como herança porém que não os pertence já que foi tombada como patrimônio histórico.

A vida de Dan vai de mal a pior e o livro é a narrativa, com cara de diário, de como ele e sua família vão lidar com esse período turbulento. Para adicionar ainda mais a estória ele acaba se apaixonando pela vizinha Estelle, tem que se adaptar na nova escola e arranjar um emprego para ajudar com as despesas de casa. Ufa! Eu achei que fosse sentir um certo desespero ao ler a estória mas a narrativa é cômica e calma que tudo que eu fiz foi ler e curtir.

E é aqui que eu me pergunto: é possível se apaixonar por um livro desde a primeira página? Porque só te ler a primeira página (que só tem a metade preenchida de texto!) eu já senti o estilo de estória, já me encantei pela escrita da Fiona Wood e já me apaixonei por Dan. É possível? Isso nunca tinha acontecido tão rapidamente comigo!

A maneira bem humorada com que Dan conta a estória, utilizando muitas vezes de humor negro porém não agressivo, me lembrou muito a maneira como um de meus personagens favoritos, Oliver Tate de Submarino, conta a estória dele. Talvez seja essa a razão pela qual me encantei imediatamente com Dan. Era como se já o conhecesse.

Nível de extresse: extremo. É como se ela fosse um pote de vidro com a tampa fechada com força demais, e lá dentro do vidro morassem picles, picles com ódio do mundo, e eles estivessem fermentando e prestes a explodir.

Ao ler o livro me senti como se estivesse lendo o diário de Dan, tamanha foi a sinceridade e pureza com que o personagem relata os fatos, seus sentimentos, frustrações e desejos. Me identifiquei com Dan também pois ele possui a mania de fazer listas para tudo!

Eu estou falando do personagem principal o tempo inteiro mas na verdade todos os personagens são muito reais e cativantes, desde a chefe de Dan na loja de caridade, ao vizinho Oliver, ao “valentão” Jayzo e, quero dar destaque, ao super cativante cachorro Howard que atua como confidente de Dan durante todo o período relatado.

Por muito, e eu digo MUITO, pouco esse livro não entrou na minha lista de favoritos. Acho que é só porque eu sou muito seletiva mesmo e porque apesar de ter me divertido e me apaixonado horrores ele não é um livro inesquecível. Não é meu favorito mas Seis Coisas Impossíveis com certeza entrou para os meus queridinhos!

Esse é o primeiro livro da Fiona Wood acreditam?! Alguém avisa pra ela que ela está fazendo isso muito certo!

Como é costume aqui no blog eu sempre mostro para vocês com quais personagens/pessoas da vida real os personagens se parecem na minha cabeça. Nesse caso o Dan (ator Freddie Highmore) e a Estelle (atriz Yasmin Paige) eram mais ou menos assim na minha mente.

Personagens: Seis Coisas Impossíveis

Gosto de cartões postais, livros e tenho um amor infinito por animais. Pretendo conhecer toda a Europa em breve e, às vezes, gosto de me aventurar na cozinha.

3 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *