web analytics
livros,  recomendo

Resenha: Divergente

Livro: Divergente
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Rating: [rating=5]
Skoob
Goodreads

Sinopse
Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.

E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Livro DivergenteEssa resenha está vindo atrasadíssima já que eu terminei esse livro em agosto se não me engano. Era uma época em que meio mundo já tinha lido mas ainda não se falava muito do filme. A única informação que tínhamos do filme era que ele ia acontecer.

Eu não achei esse livro fabuloso mas devo dizer que ele fica entre as minhas distopias favoritas (junto com Jogos Vorazes e Delírio). O que eu mais amo nessas distopias (nas boas pelo menos) é que temos personagens principais femininas, já que o maior público consumidor de distopias parece ser feminino, e personagens muito bem escritas. Qualquer gênero literário que tenha como personagens principais mulheres fortes, decididas e que fazem acontecer me ganham fácil fácil. A Tris não fica de fora dessa!

Outro aspecto muito bem trabalhado é a descrição do universo distópico de Veronica Roth que é complexa, inteligente e convincente. Devo dizer que achei díficil imaginar as locações descritas no livro. Não sei se foi porque eu não gostei muito da maneira como Veronica aborda esse aspecto ou se foi algum bloqueio meu.

A autora soube descrever muito bem a insegurança e as dúvidas que fizeram parte das escolhas da personagem no início do livro e que mudaram a vida dela completamente. É impossível não se sentir muito envolvida com os dramas vividos, o pavor da violência, a inexperiência física para bater e apanhar.

“Em algum lugar dentro de mim existe uma pessoa misericordiosa e capaz de perdoar. Em algum lugar existe uma garota que tenta entender o que as pessoas estão passando, que aceita que pessoas fazem coisas ruins e que o desespero as leva para lugares sombrios inimagináveis. Posso jurar que ela existe, e ela sofre pelo rapaz arrependido que está na minha frente.
Mas se eu a visse, não seria capaz de reconhecê-la.”

O que senti de forma recorrente ao ler esse livro foi medo. Temi o tempo todo pelo destino, pela segurança de Tris e de quem ela ama. E posso dizer que essa era exatamente a intenção da autora já que a facção escolhida pela personagem, a Audácia, a obriga a enfrentar seus próprios medos a todo momento.

Tris DivergenteFour Divergente

imagens de divergent daily

Depois de assistir ao trailer comecei a acreditar que talvez, ao ler o livro, eu estivesse com algum bloqueio porque tive dificuldade de visualizar algumas coisas na minha cabeça. E poxa! O trailer estava muito bom! Não me aguento mais de vontade de ver esse filme!!! Gosto muito desse elenco principal desconhecido com umas pitadas de divas de responsa como Kate Winslet! #chegalogo2014

Viciada em farinha láctea, cartões postais, livros e tenho um amor infinito por animais. Pretendo conhecer toda a Europa em breve e, às vezes, gosto de me aventurar na cozinha.

9 Comments

  • Tati MunhozNo Gravatar

    Ainda não li esse livro, mas estou bem curiosa!
    Jogos Vorazes me fez gostar muito do gênero e estou buscando mais leituras na área.
    E, depois dessa resenha, já tenho mais um pra lista de desejados, né?! haha!

    besitos!

  • TanyNo Gravatar

    Fiquei super interessada em ler o livro. Só descobri que existia vendo sinópse do filme e adorei. Amo essa atriz que vai ser a principal. :)
    Vou colocar o livro na listinha, graças a você!

  • Babi LorentzNo Gravatar

    Eu li esse livro quando ele ainda nem havia chegado no Brasil e fiquei simplesmente louca por ele. Pra mim, foi uma das melhores distopias que encontrei. Há alguns dias comprei os dois outros livros da trilogia (em inglês) pro Kindle e não sei ainda o motivo de não ter começado a ler Insurgente.
    Beijos.

  • IsaNo Gravatar

    Ainda não li esse livro e tá na minha wishlist.. Fiquei com um pouco de preconceito porque amo amo Hunger Games e um monte de gente falou que é mega parecido e aí na minha cabeça já fica aquela coisa de “cópia”. Mas pretendo ler pra tirar isso da minha cabeça!

  • CarolinaNo Gravatar

    Acho que sou uma das poucas que nunca leu essa trilogia. Comprei o livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler. O terceiro e último vai ser lançado agora no final de outubro, o que é bom, caso eu fique viciada e queira ler um depois do outro! haha

    Beijão
    Sun Rises Here

  • Mariana BaptistaNo Gravatar

    Toda vez que vejo alguma resenha desse livro fico até meio chateada :/ Estou atrasadíssima em lê-lo, mas ainda não tive a oportunidade.
    AMO distopias! Amo meeesmo e não quero deixar de conhecer essa.

    Beijo
    Mariana | Sem Querer me Intrometer

  • Ingrid SodréNo Gravatar

    Nos últimos meses tenho visto bastante sobre esse livro e assim que soube que o trailer oficial do filme havia saído, corri pra ver. Pirei ao ver a Winslet, não sabia que ela faz parte do elenco. Pra quem não leu a sinopse, o trailer ficou bem confuso, mas mesmo assim me deixou curiosa. Corri pra ler algumas resenhas e a vontade de ler me despertou. Ele está entre os pendentes na minha lista de livros. Tentarei ler antes de assistir o filme.

  • juliano cesar de oliveiraNo Gravatar

    Oi adorei sua resenha…mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos. Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história….acesse o link e digite a palavra reverso..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp

  • juliano cesar de oliveiraNo Gravatar

    Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha…me fez se interessar pelo livro….mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história…..acesse o link da livraria cultura e digite reverso…a capa do livro é linda
    http://www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *