web analytics
livros,  recomendo

Resenha: Coraline

Livro: Coraline
Autora: Neil Gaiman
Editora: Rocco
Rating: [rating=5]
Skoob
Goodreads

Sinopse
A história de Coraline é de provocar calafrios. A narrativa dá muitas voltas e percorre longas distâncias, criando um ‘outro’ mundo onde todos os aspectos de vida são pervertidos e desvirtuados para o macabro. Ao mesmo tempo sutil e cruel, o autor gosta de desafiar as imagens simples dos livros infantis tradicionais. No livro, a jovem Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.

Livros: Coraline Às vezes quando eu já assisto a um filme fico desestimulada a ler o livro. A fila de livros para ler é tão grande que eu acabo dando prioridade para as estórias inéditas. Acontece que eu tirei férias em julho e um amigo me ofereceu Coraline emprestado. Não tem como resistir né? Ainda mais considerando que o Neil Gaiman estava na minha lista de ‘autores para ler antes de morrer’ há séculos. Já tinha lido alguns contos bem pirados dele mas nunca uma obra maior.

Eu achava que ele era um daqueles autores que eram legais mas que todo mundo endeusa e exagera nos elogios. Preciso de ler mais obras dele para confirmar mas acho que o endeusamento nesse caso é justo. A escrita do Gaiman é hipnotizante! É sombria e delicada, sutil e impactante ao mesmo tempo.

O livro é bem fininho e dá para ler em um ou dois dias. Ao terminar de ler, o livro ganhou outra dimensão para mim. Não conseguia mais enxergar aquele livro fininho que eu havia pegado emprestado pois a estória é tão densa que parece estória para mais de 400 páginas!

É muito difícil descrever o talento desse cara e o que torna o livro tão gosto de ler. Talvez depois de ler mais algumas obras dele eu saiba descrever melhor. Até lá eu realmente recomendo que você leia esse livro, mesmo que já tenha assistido ao filme.

Não resisti em colocar aqui uma foto da versão da Coraline adaptada para o cinema. Genial!

filme_coraline

Gosto de cartões postais, livros e tenho um amor infinito por animais. Pretendo conhecer toda a Europa em breve e, às vezes, gosto de me aventurar na cozinha.

2 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.