web analytics
livros

Resenha: Simplesmente Ana

Livro: Simplesmente Ana
Autora: Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito
Rating: [rating=2]
Skoob
Goodreads

Sinopse
Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha… Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex. Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro. A não ser… A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam. Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta.

Simplesmente AnaÉ com muito pesar que eu venho informar aos meus leitores que…eu não gostei desse livro. Chato né? Estava muito animada com a capa e a sinopse e fiquei ainda mais animada ao descobrir que a autora é mineira (vocês já viram a foto dela que linda?!)!

Eu adoro essa temática de princesas, reis e família real. O legal é que a garota que descobre ser uma princesa é uma típica mineira. O paralelo feito entre os costumes brasileiros e a cultura krosviana (país que a Ana descobre ser regido por seu pai) foi uma ideia legal mas mal aproveitada. As desculpas para que Ana introduzisse a cultura brasileira à sua nova família eram excessivas e vazias.

A impressão que tive foi que a autora escreveu algo dos sonhos dela sem nenhuma preocupação em amarrar a estória e utilizar de artifícios que tornam os livros atrativos para os leitoras (aka mais comercial) como reviravoltas, surpresas, riqueza de detalhes nas descrições e trama bem elaborada. Não consegui me convencer da alegria e das mudanças que Ana trouxe ao castelo de Krósvia nem à familia real.

O estilo de escrita é bem gostoso e como é o livro de estreia da autora eu com certeza leria os próximos. Acredito que ela tem potencial, só necessita de amadurecimento literário.

Todo o trabalho editorial é impecável! As fotos escolhidas para a capa e para o marcador são deslumbrantes e a mesclagem de elementos clássicos (o vestido, o castelo, o campo, a fonte do nome Ana) com elementos contemporâneos (o círculo e o nome da autora na vertical) captaram a essência de conto de fadas moderno da obra. Parabéns Novo Conceito!

*Lembrando que as palavras escritas acima são somente minha opinião pessoal. A opinião de uma pessoa varia conforme sua história de vida, seus gostos pessoais, o histórico de coisas que cada um leu e já teve contato. Já li vários livros que ouvi falarem super mal e adorei. Portanto espero que não se sintam desencorajados de ler esse título.

Gosto de cartões postais, livros e tenho um amor infinito por animais. Pretendo conhecer toda a Europa em breve e, às vezes, gosto de me aventurar na cozinha.

11 Comments

  • Daphne AlmassiNo Gravatar

    Que. Capa. Linda. E a sinopse também faz parecer que a história é bem legal. Uma brasileira princesa de Krósvia! Mas ai você diz que a autora não soube desenvolver bem o livro… e eu realmente não acho que tenha graça se não houver surpresas e riqueza de detalhes. Que pena.

    Beijos
    umaperfeitacomplicada.blogspot.com.br

    • LelyNo Gravatar

      Mas eu acho que uma resenha de uma pessoa que não gostou não é o suficiente para desistir de ler um livro. Li muitas resenhas de gente que amou!

      E já li vários livros que minhas blogueiras favoritas desaconselharam e amei hehehe! Vai entender hehehe!

  • TanyNo Gravatar

    Não sei se é porque eu já li a sinópse e fiquei ‘vish..’, mas isso parece uma mistura de O Diário da Princesa 2 com outra coisa, sabe? :(

  • Beatriz CavalcanteNo Gravatar

    Essa foi a primeira resenha negativa que eu vi sobre o livro. Eu estou bem curiosa para ler. Como você disse, a capa é muito linda e isso foi o que mais me chamou a atenção. Segundo, a escritora é brasileira e eu fiquei feliz de ver escritores brasileiros na Novo Conceito.
    Vou procurar ler para ver se eu vou gostar ou não. Estou com bastante expectativa. Espero não me decepcionar.

    Bjs!

    • LelyNo Gravatar

      Todas as outras resenhas que eu li falavam muito bem do livro!
      Gosto literário é realmente algo muito relativo. Fico feliz que outras pessoas tenham gostado porque quero muito que a autora tenha sucesso na carreira e escreva outros livros!

      Lê sim! Depois você conta pra gente o que achou!

  • adriana medeirosNo Gravatar

    Livro realmente delicioso de ser ler, daqueles de vc não conseguir largar enquanto não termina. E essa tal de Krósvia, hein? Que vontade de ir lá e assistir o show do Bon Jovi junto com a Ana. Romance leve, gostoso, que dá vontade de estar no lugar da protagonista.

    Parabéns pela resenha e pelo blog!

    adriana medeiros

    minhavelhaestante1.blogspot.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *