web analytics
livros,  recomendo

Resenha: Jogos Vorazes

Livro: Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Rating: [rating=5]
Site oficial (filme)
Skoob
Goodreads

Sinopse
A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os ‘Jogos Vorazes’, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos ‘Jogos Vorazes’?

ALERTA DE LIVRO FAVORITO!

Agora eu entendo porque todo mundo falava tanto desse livro! Quando a queridíssima Karla Lopes (que btw me emprestou o livro) me falou que a estória era como um Big Brother melhorado e eu já desanimei. Imediatamente vieram a mim pensamentos de L.A. Candy turbinado de intrigas. Mas não é nada disso! Esqueça tudo que você já ouvir falar ou viu de reality shows até hoje. É impossível fazer alguma relação dos reality shows que conhecemos com o reality show retratado no livro.

A estória construída pela autora para justificar os Jogos Vorazes é muito bem estruturada e cria uma atmosfera única, futurista e primitiva ao mesmo tempo. Quem pega esse livro para ler geralmente termina a leitura rapidamente tamanha é a habilidade de Suzanne para nos deixar hipnotizados pela estória. Cada segundo na arena dos jogos pode trazer a morte súbita de qualquer personagem ou pelo menos ferí-lo gravemente. É tão doloroso para Katniss como é para os leitores sobreviver a cada novo acontecimento na arena e ver pessoas desconhecidas mas inocentes sendo sacrificadas.

A autora Suzanne Collins já trabalhava no meio escrevendo roteiros para a Nicklodeon e uma série de livros chamada ‘The Underland Chronicles’. Por isto é claramente perceptível no livro a experiência e o jogo de cintura usados no suspense, na divisão dos acontecimentos durante o livro para que o ritmo não caia, na distribuição dos capítulos, na construção dos personagens e na dosagem de diálogos.

Os nomes escolhidos para os personagens são outro ponto muito positivo. Eles fogem dos nomes comuns (que são irritantemente repetidos por tantos bons autores) e se tornam nomes aparentemente criados para a série, tanto para dar o ar futurista quanto para fugir do comum. Katniss, Peeta, Gale, Haymitch, Primrose, Cinna, Beetee são alguns dos exemplos de nomes que não se vê em outras obras mas que não pecam na sonoridade por serem inventados e misturados (diferente de Albus Severus *cough cough*).

4 motivos para ler Jogos Vorazes

1. Para te lembrar que se algum dia você escrever algum livro e quiser sucesso com filme e tudo depois, não pode fazê-lo sem incluir na trama um triângulo amoroso! Triângulosos amorosos geram muitas situações românticas, angustiantes, embaraçosas, engraçadas e de indecisão. Ai a dúvida sempre come os leitores por dentro!

2. Olha só a carinha do elenco!

3. Você precisa de ler antes de ver o filme que será lançado de 23 de março de 2012 nos cinemas (que o mundo não acabe antes disso pelo amor de Deus!). Acho que o trailer vai te animar muito!

4. Katniss é a melhor heroína que eu já li até hoje. Eu como apoiadora do movimento girl-power coroo Katniss Everdeen como a melhor female kickass da história (tomará que eu não esteja falando isso no calor do momento hehehe!)

Quem quiser dar uma olhada no meu perfil do skoob para ver o que eu ando lendo. Estou livre para recomendações de leitura!

Gosto de cartões postais, livros e tenho um amor infinito por animais. Pretendo conhecer toda a Europa em breve e, às vezes, gosto de me aventurar na cozinha.

7 Comments

  • VanessaNo Gravatar

    Caramba, todo mundo falando bem desse livro e eu sem previsão de quando vou poder lê-lo também! :|
    Como você disse, preciso ler antes do filme ser lançado. Não gosto de ver o filme antes de ler o livro no qual ele foi baseado!
    Ainda bem que a Katniss parece honrar as mulheres. O mundo necessita de personagens femininas que não sejam completas idiotas, pronto falei.
    P.S.: Te adicionei lá no Skoob! XD

    • LelyNo Gravatar

      Se você for comprar te aconselho a comprar agora porque a tendência do preço é só subir! O primeiro tá R$22,90 no Submarino eu acho. O ruim é que ele dura pouquíssimo! Em uma semana já acabou hehehe!

      Te adicionei de volta!

  • BrunaNo Gravatar

    Já ouvi falar desse livro, mas ainda não tive oportunidade de ler.

    Agora vendo seu post, me deu mais vontade ainda de lê-lo. Vou fazer isso antes do filme ser lançado.

    beijos.

  • jonathanNo Gravatar

    nao vejo a hora de ver o filme,mas antes tenho k ler o livro depois da saga crepusculo e de Harry potter jogos vorazes ira marca uma geraçao

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *