Resenha: Submarino

Livro: Submarino
Autora: Joe Dunthorne
Editora: Galera Record
Rating: [rating=5]
Skoob
Goodreads

Sinopse
Oliver Tate vive na pequena Swansea, uma cidade costeira no País de Gales. Ele se considera um cientista social, um espião no misterioso mundo dos adultos. Seus objetivos? Descobrir o que há por trás do instável casamento de seus pais, desvendar quem é sua misteriosa e também atraente colega de turma, Jordana Bevan, e entender onde ele se encaixa no universo.

ALERTA DE LIVRO FAVORITO!

Depois de ler chick lits em série resolvi variar e ler um lad lit. A capa do livro já havia me chamado a atenção mas só li o livro depois de saber que o Alex Turner (vocalista do Arctic Monkeys) assinava como produtor da trilha sonora do filme baseado no livro (que a propósito é perfeita!).

Oliver Tate é um garoto de 15 anos que vive em Swansea, pequena cidade costeira no País de Gales, e se considera um cientista social. Ele é um garoto bem estranho e é o tipo de personagem que tem tudo para que a gente não goste dele mas gostamos mesmo assim. Com seus comentários inadequados e pontos de vista únicos, Oliver consegue ser demasiadamente egocentrico e frio quanto aos sentimentos alheios. Ele até tenta demonstrar que se preocupa com os problemas do outros mas não consegue parar de pensar em duas coisas: sua mãe está mesmo traindo seu pai? E quem é Jordana Bevan?

A narrativa em primeira pessoas transcorre enquanto Oliver, em sua maneira singular, tenta desvendar estes questionamentos. Em alguns momentos eu poderia jurar que enxergava traços autistas/esquizofrênicos na personalidade do garoto que cria um universo próprio repleto de regras e manias. Sua obsessão por palavras raras e seu linguajar nada típico de adolescente geram momentos brilhantes durante a narrativa. Sua paranóia chega a ser chata em alguns períodos mas meus momentos preferidos são os que retratam o jovem romance com sua colega de escola Jordana Bevan (adoro as personagens femininas e fortes).

É definitivamente um livro que irei reler (raramente releio livros) e estou obcecada pelo filme e sua trilha sonora. O filme está a altura do livro mas como sempre recomendo que leiam o livro antes de ver o filme já que a restrição de tempo omite vários bons momentos da história.

O livro foi publicado aqui no Brasil pela Galera Record no início desse ano e você pode ler o primeiro capítulo aqui.

Um clipe rápido que vai te deixar desesperado para ver o filme inteiro hehehe!

By Evelyn

Viciada em farinha láctea, cartões postais, livros e tenho um amor infinito por animais. Pretendo conhecer toda a Europa em breve e, às vezes, gosto de me aventurar na cozinha.

7 comments

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *