Livro: Todos Os Nossos Ontens
Autora: Cristin Terrill
Editora: Novo Conceito
Rating: [rating=4]
Skoob
Goodreads
Sinopse
O que um governo poderia fazer se pudesse viajar no tempo?
Quem ele poderia destruir antes mesmo que houvesse alguém que se rebelasse?
Quais alianças poderiam ser quebradas antes mesmo de acontecerem?
Em um futuro não tão distante, a vida como a conhecemos se foi, juntamente com nossa liberdade. Bombas estão sendo lançadas por agências administradas pelo governo para que a nação perceba quão fraca é. As pessoas não podem viajar, não podem nem mesmo atravessar a rua sem serem questionadas. O que causou isso? Algo que nunca deveria ter sido tratado com irresponsabilidade: o tempo. O tempo não é linear, nem algo que continua a funcionar. Ele tem leis, e se você quebrá-las, ele apagará você; o tempo em que estava continuará a seguir em frente, como se você nunca tivesse existido e tudo vai acontecer de novo, a menos que você interfira e tente mudá-lo…
Capa & Diagramação
Não gosto muito dessa capa mas também não desgosto, sabe? Ela não me chama a atenção mas não é feia. Não é muito significativa mas sai do comum. A diagramação interna é limpa e bonita!
Personagens, Enredo & Impressões gerais
Eu me divirto tanto com distopias! Essa está longe de ser a melhor distopia que li mas me entreteve durante várias horas! Da metade para o final eu li tão intensamente, sem fazer intervalos, que fiquei até com dor de cabeça hehehe! Eu queria saber o que acontece.
Apenas duas coisinhas me incomodaram no livro. A primeira é que tem uma revelação que, caso a autora optasse por não revelar tão cedo teria feito a leitura beeem mais interessante. E, a segunda coisa, é que o livro é muito intenso o tempo inteiro. Senti falta de uma pausa pra gente poder respirar. Mas aposto que para várias pessoas isso é uma baita qualidade :) Acho que eu senti isso porque livros/filmes que tratam de viagens no tempo me deixam muito agoniada!
Os traços de cada personagem são bem definidos e as personalidades tão diferentes trazem um ótimo equilíbrio à história. Um dos personagens já me ganhou desde o início pois todos os diálogos em que ele está envolvido são rápidos e inteligentes, mesmo nas cenas carregadas de drama. Os outros dois personagens principais apresentam uma evolução significativa e totalmente verossímil.
“Não posso me deixar esquecer isso, nem por um instante, porque relembrar dói demais.”
Apesar de o enredo ser fictício, os personagens e suas ações são reais e possíveis. Eu fiquei com raivinha da Em várias vezes por decisões burras mas entendo que há uma diferença entre aquilo que a gente gostaria de fazer e aquilo que a gente realmente faria se estivesse em tal situação. De resto, os personagens são imaturos na medida certa, indecisos e inseguros na medida certa e corajosos, também, na medida certa.
Eu AMEI o que a autora fez com o final pois é imprevisível e cru! Deixou meu coração em pedacinhos!
Eu considero Todos Os Nossos Ontens uma ótima distopia para entretenimento, que vai te garantir várias e várias horas de leitura intensa (e tensa!). Se joga porque vale a pena!
Você vai gostar se: intensidade, ficção científica, distopia.
Não leia se não gosta de: viagens no tempo, leituras de entretenimento.
Ideias centrais: viagem no tempo, amizade, amor, passado, presente.