Livro: Outros Reinos
Autora: Richard Matheson
Editora: Bertrand Brasil
Rating: [rating=5]
Skoob
Goodreads
Sinopse
1982. Famoso por sua série Meia-noite, o escritor Alex White, que adotou o nome Andrew Black, decide narrar uma experiência que beirou o surreal e aconteceu há 64 anos. Uma história que ocorreu quando ele ainda era jovem, é a mais pura verdade (por incrível que pareça) e mudou sua vida.
1918. Aos 18 anos, Alex White, jovem soldado norte-americano, é ferido nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Em vez de voltar para os Estados Unidos, ele se muda para Gatford, na Inglaterra, tentando escapar de seu pai e de seu passado. A bucólica aldeia inglesa parece o lugar ideal para que sua alma e seu corpo fechem as cicatrizes de guerra. Mas dizem que as florestas ao redor da cidade são habitadas por espíritos levianos e até malévolos – isso deve ser história da carochinha. Não é mesmo?
Alex conhece Magda Variel, uma viúva ruiva e atraente que, segundo rumores, é bruxa. Ela o alerta a se manter afastado da floresta e do perigoso reino encantado que o cerca, mas Alex se mostra cético quanto a tudo o que ela e seus poucos amigos lhe dizem, e não consegue evitar o local. Afogado em tantos mistérios, ele encontra o amor e o perigo… além de maravilhas que mudarão para sempre sua forma de ver o mundo.
Capa & Diagramação
Tenho certeza de que olhando na tela do computador ninguém dá nada pela capa desse livro. Mas vocês precisam ver essa capa ao vivo! Além de ter relevo alto, o título é impresso em dourado fosco assim como os “estilhaços” que caem das palavras. Tem tudo a ver com a história mas não quer falar muito para não correr o rico se soltar um spoiler. A diagramação é super limpa com uma ilustração linda no início e detalhes em cada início de capítulo.
Personagens, Enredo & Impressões gerais
Em primeiro lugar devo dizer que eu não tinha noção de quem era esse tal de Richard Matheson e fiquei me sentindo super atrasada ao ver que todo mundo comentava alguma coisa sobre ele e eu nem tinha noção da grandiosidade das obras desse cara. Depois que tive ideia de um pouco da dimensão e importância do trabalho dele para a literatura e para o cinema fiquei sabendo que ele faleceu no ano passado. #chateada
Apesar de tratar de temas parecidos com de outras histórias populares a maneira que o autor descrevia os personagens, ações e lugares provocava um “uau!” na minha cabeça a cada 10 páginas. O estilo de narrativa e os aspectos tratados na hitória eram “meio” que inéditos pra mim me surpreendendo o tempo todo! Esse sim é um livro nada clichê e nada previsível! Pelo menos pra mim que não tenho muita experiência nesse estilo literário. Tudo que eu li de sobrenatural até hoje é voltado para o público infanto-juvenil ou jovem adulto.
Richard equilibra fatos trágicos, nojentos e horripilantes com uma narrativa super leve e descontraída. Tinha tudo para dar errado mas deu super certo! A maneira como o autor posicionou o ponto de vista fez toda a diferença na história. Isso acontece pois o livro é contado pelo escritor Alexander White, que durante a escrita do livro, tem 82 anos mas conta o que viveu na sua adolescência.
A leitura flui bem suave pois senti como se Alex estivesse me contando uns “casos” de sua vida tamanha era a informalidade da escrita. Porém de maneira alguma a informalidade me pareceu artificial e forçada. Acredito que isso seja bem difícil de balancear e admiro muitos os autores que atingem esse equilíbrio.
“Então perguntei:
– Vou perder tudo a partir de agora?
Balançou a cabeça. Abriu um sorriso bondoso.
– Não – respondeu. – Tudo que lhe é caro sempre permanecerá dentro de você.”
E o romance? Deus sabe que eu passo bom tempo sem achar um bom romance em todos os livros que leio! O romance da obra (que eu não vou descrever porque não quero dar spoilers) é lindo, delicado e sútil. Depois de todas as adversidades pelas quais o personagem passa o romance traz um sossego e uma paz para quem lê. Pena que o sossego não dura muito tempo (como o próprio Alexander White já vai avisando sempre quando vem problema pela frente).
Quando faltava cerca de 20% do livro para ler lembrei de adicioná-lo ao meu perfil do Goodreads e quando vi o rating do livro lá quase caí para trás! O rating lá é 2,74! Portanto concluí que ou eu estou muito enferrujada nesse estilo literário (sabe de nada inocente!) ou o pessoal estava esperando mais do autor considerando suas obras anteriores.
Nesse livro, mais uma vez, minha imaginação ignorou a descrição física de alguns personagens e já determinou quais seriam suas aparências desde o começo. Como eu imaginei personagens ligados ao cinema e à TV vou mostrar para vocês o que me mente me impôs.
Eric jovem em The Railway Man | Daenerys Targaryen em Game of Thrones
Você vai gostar se: gosta de literatura sobrenatural, reinos encantados, bruxas, fadas.
Não leia se não gosta de: literatura sobrenatural, triângulos amorosos.
Ideias centrais: reinos encantados, floresta, bruxas, fadas.