livros
-
Resenha: Curso Básico de Astrologia (volume I) – Princípios Fundamentais
Sinopse
O Curso Básico de Astrologia apresenta uma forma prática, rápida e detalhista de aprender astrologia com lições claras e eficientes. Neste primeiro volume da clássica e aclamada trilogia – que agora chega atualizada e repaginada –, Marion D. March e Joan McEvers trazem os módulos do curso que versam sobre o simbolismo básico dos signos, dos planetas, das casas e dos aspectos, além de analisar cada planeta em relação a cada signo, casa e aspecto. Como exemplos, são estudados os mapas astrológicos de algumas personalidades de renome mundial no campo das letras, das artes, dos esportes e da política, além de testes que permitem ao leitor fazer uma análise para conhecer melhor sua personalidade por meio do próprio mapa natal.
Livro: Curso Básico de Astrologia (vol. I) – Princípios Fundamentais
Autoria: Marion D. March e Joan McEvers
Tradução: Carmem Youssef
Editora: Pensamento
Rating: 4 estrelas
Compre o livro: Amazon
Capa & Diagramação
A capa segue um padrão comum das capas dos livros do tema em questão mas se destaca por possuir um acabamento de verniz localizado na roda zodiacal.
A diagramação do miolo é um ponto muito alto desse livro! A fonte não é pequena e o espaço entre linha deixa a leitura muito confortável. Foram utilizados muitos recursos como boxes de texto e muitas representações práticas de mapas assim como símbolos e diagramas que facilitam o aprendizado e deixam o conteúdo dinâmico.
Personagens, Enredo & Impressões gerais
Você sabia que um astrólogue estuda física, astronomia, matemática, filosofia, história e matemática? Até alguns meses atrás eu nem imagina quais os conhecimentos um profissional dessa área explorava. Na minha ignorância, eu achava que era uma área mais espiritual e que tudo vinha canalizado do alto hehehe!
Eu comecei a me interessar por Astrologia quando eu percebi que essa área ia muito além e é bem diferente daquele horóscopo de cada signo simplista e vago que a gente lia nos jornais e nas revistas. Desde então meu interesse aumentou mas tudo que eu lia sobre o assunto me parecia um emaranhado de informações impossível de entender.
Comecei a fazer um curso que visa simplificar esses conhecimentos mas, rata de livros como sou, sempre estou a procura de complementos literários. Já li alguns livros sobre o assunto, uns bons, outros nem tanto. Posso até mostrar em um outro momento os livros que eu tenho sobre o assunto.
Mas de todos que eu li eu considero a organização didática de Curso Básico de Astrologia (vol. I) o melhor! Quando falamos sobre Astrologia é muito fácil nos perdermos em mil áreas de conhecimento diferentes. O objetivo principal desse livro é informar o iniciante sobre o conteúdo mais relevante sem rodeios. Tanto a simplicidade e a praticidade da escrita quanto a diagramação bem espaçada me ajudaram a não me sentir sobrecarregada de informações.
No primeiro volume os assuntos abordados são: os signos, os planetas, as casas e os aspectos. Antes disso, é possível ler uma introdução com os conceitos básicos como o que é astrologia, os elementos, as regências e as qualidades. As páginas são repletas de ilustrações, símbolos e diagramas que facilitam observar como o texto se aplica na prática.
O estudo astrológico é algo que acontece por muitos anos e até por uma vida inteira, portanto é importantíssimo que os conhecimentos básicos sejam adquiridos com calma, de forma sólida e bem estruturada. É exatamente isso que esse livro vez por mim de forma que nenhum outro conseguiu.
Pontos positivos: escrita incrivelmente didática, limpa e simples.
Pontos negativos: será publicado em 3 volumes, exigindo um investimento maior para ter acesso à coleção completa.
-
Lidos: Julho | 2022
O blog tá voltando gente! E eu estou achando uma delícia preparar os posts. Ainda estou fazendo alguns testes com relação à produção das imagens que é o fator que mais me limita. Amo tirar fotos com a câmera profissional mas tenho que comprar um adaptador para o cartão SD. A minha câmera é das antigas e não possui as tecnologias de transmissão wi-fi e bluetooh.
O post de hoje foi feito com a câmera do celular. Não chega nem perto da qualidade de uma Canon (mesmo da antiguinha) mas vou fazer o teste. Me digam o que vocês acham.
Por hora vou mostrar os livros que li no mês de julho. Vocês vão perceber que eu expandi meu gostos literários durante esse período em que estive sumida. Agora eu intercalo leituras de espiritualidade e autoconhecimento com as leituras de ficção que eu já costumava compartilhar com vocês.
Vou falar brevemente sobre cada leitura junto de cada foto e, sem querer repetir a frase pronta dos vídeos curtos, o melhor está no final.
Os Exilados da Capela
Eu tenho esse livros há anos porém nunca consegui passar da página 10 nessa leitura. No fim de junho assisti um podcast que entrevistava o Geraldo Lemos Neto, orador espírita que divulga a missão e os livros de Chico Xavier, e ele falou brevemente sobre esse livro. Eu estava meio mal de saúde (com o danado do vírus do momento) e resolvi tentar essa leitura novamente. Não foi fácil e eu acho que não entendi nada em vários capítulos mas consegui pegar várias informações relevantes.
Tambores de Angola
Esta leitura não estava programada mas esse livro acabou aparecendo aqui em casa emprestado de uma amiga da minha irmã. Raptei o livro pois sabia que tinha um tempo limitado para a leitura. Não gostei tanto pois tinha expectativas diferentes. Ou talvez realmente não estivesse no momento propício para a receber essa história.
Pessoas Normais
Eu estava tão ansiosa para ler Pessoas Normais mas fiquei sem entender o motivo de as pessoas amarem tanto essa história. Eu nem gosto de me delongar muito sobre livros que eu não gostei pra não falar besteira.
O Manual de Assassinato para Boas Garotas
O livro que salvou o mês! Demorei mais do que imaginei para ler porque ele é bem intenso mas adorei! Não estou acostumada com o gênero e adorei o clima de mistério sem muita carga de violência. É macabro na medida certa!
O que vocês leram nos últimos meses? Adoraria receber indicações!
-
Resenha: Clube do Livro dos Homens
Sinopse
Gavin Scott é um astro do beisebol, devotado ao esporte. No auge de sua carreira, ele descobre um segredo humilhante: a esposa, Thea, sempre fingiu ter prazer na cama. Magoado, Gavin para de falar com ela e acaba piorando o relacionamento, que já vinha se deteriorando. Quando Thea pede o divórcio, ele percebe que o orgulho e o medo podem fazê-lo perder tudo.
Bem-vindos ao Clube do Livro dos Homens
Desesperado, Gavin encontra ajuda onde menos espera: um clube secreto de romances, composto por alguns dos seus colegas de time. Para salvar seu casamento, eles recorrem à leitura de uma sensual trama de época, Cortejando a condessa. Só que vai ser preciso muito mais do que palavras floreadas e gestos grandiosos para que Gavin recupere a confiança da esposa.
Livro: Clube do Livro dos Homens
Autoria: Lyssa Kay Adams
Tradução: Regiane Winarski
Editora: Arqueiro
Rating: 2 estrelas
Compre o livro: Amazon
Capa & Diagramação
Eu tenho que admitir que eu comprei esse livro puramente pelas resenhas positivas porque não gosto da ilustração da capa, das fontes escolhidas nem das cores.
A diagramação do miolo é bem simples, leve e de fácil leitura, seguindo o estilo padrão dos livros da editora.
Personagens, Enredo & Impressões gerais
Então… li porque todo mundo indicou e às vezes eu gosto de ler um romance mais leve. O que eu não esperava é encontrar um enredo repleto de passagens que me incomodaram bastante. Se você gostou desse livro respira porque eu vou tentar explicar porque ele é bem problemático para mim.
A premissa do livro era de um homem “entendendo como funciona a cabeça de uma mulher”. Eu não achei que o Gavin e as situações apresentadas são compatíveis com a premissa. Bate até uma tristeza quando ouço comentários de que o protagonista é um homem incrível. Ele começou e terminou o livro sem conseguir enxergar que agradar as mulheres é muito mais que satisfazê-las na cama. Continuou imaturo e egoísta e só foi bem sucedido no quesito manipulação.
Não costumo escrever opiniões negativas à respeito das minha leituras mas, nesse caso, achei que valia a pena ressaltar alguns pontos para que, mesmo que você opte pela leitura, fique alerta e tenha uma opinião mais crítica. Eu também acho chato ficar “problematizando” tudo mas fiquei preocupada quando li opiniões de meninas muito jovens achando as atitudes do protagonista louváveis. Não tem problema nenhum em considerar o livro uma leitura leve e boa para passar o tempo mas é preciso ficar alerta em como todas as coisas que a gente consome influenciam indiretamente nossa visão sobre as coisas.
Se quiser algo pra relaxar, não passar raiva e nem problematizar uma história que deveria ser um romance levinho não recomendo essa leitura.Pontos positivos: leitura rápida, boa para afiar o senso crítico.
Pontos negativos: falsa premissa feminista.
-
Resenha: A Vida Invisível de Addie LaRue
Sinopse
França, 1714.
Num momento de desespero, uma jovem sela um acordo que lhe garante a imortalidade em troca da maldição de ser esquecida por todos aqueles com quem se cruza.
Mas, 300 anos depois, Addie cruza-se com um rapaz que se lembra do nome dela.
Livro: A Vida Invisível de Addie LaRue
Autoria: V.E. Schwab
Tradução: Flávia de Lavor
Editora: Galera Record
Rating: 5 estrelas
Compre o livro: Amazon
Capa & Diagramação
Eu amo a simplicidade a a elegância dessa capa. A junção de uma tipografia bonita com o desenho da constelação em dourado confere o ar do mistério que a história vai revelando aos poucos. A diagramação do miolo é bem comum, sem grandes novidades e possibilita uma leitura confortável.
Personagens, Enredo & Impressões gerais
Que difícil falar do livro mais comentado e mais favoritado da minha bolha literária em 2021! Ele e Evelyn Hugo estão competindo pelo pódio. Por isso, talvez você não encontre nada muito inédito nessa resenha e vou falar, mais uma vez, mais sobre as minhas percepções que da história em si.
Eu estava com um receio gigantesco de ler esse livro por causa do hype. Eu já li outros livros da V.E. Schwab e adorei a escrita da autora mas, geralmente, eu não me dou muito bem com os livros que estão no hype. É muito fácil criar expectativas altas ou simplesmente esperar algo diferente e se decepcionar.
O enredo começa de uma maneira um pouco clichê. A jovem garota que morava em uma pequena cidade do interior da França não queria a vida que foi planejada para ela. Não queria somente se casar, ter filhos e viver o resto da vida naquele lugar. Acredito que, por isso, na minha mente, Adeline se pareça muito com a Bela de A Bela e a Fera.
No decorrer da história, qualquer semelhança com contos de fadas já é derrubada e as coisas ficam bem sinistras. O livro vai tomando cada vez mais um tom melancólico à medida que a história de Addie vai se desenrolando.
V.E. Schwab dedica muitas páginas para que o leitor entenda melhor a protagonista e equilibra tudo isso com os acontecimentos e novos personagens de maneira a dar um ritmo confortável a leitura. Acredito que, inclusive, ela se superou ao escrever os personagens dessa obra. É impossível não se afeiçoar a cada um deles. Até pelos personagens que a gente não deveria se afeiçoar! ?
Se você, assim como eu, não curte ler os livros que estão no hype, te digo que esse sobrevive ao hype. Pode ser que você não dê cinco estrelas mas com certeza vai enxergar muito valor nessa história!
Pontos positivos: romance bem escrito, vilão bem fundamentado, protagonista forte, história que se passa em várias épocas diferentes.
Pontos negativos: pode conter gatilhos de relacionamento abusivo.
-
Resenha: Gente Ansiosa
Sinopse
A busca por um apartamento não costuma ser uma situação de vida ou morte, mas uma visita imobiliária toma tais dimensões quando um fracassado assaltante de banco invade o apartamento e faz de reféns um grupo de desconhecidos.
O grupo inclui um casal recém-aposentado que procura sem parar, casas para reformar, evitando a verdade dolorosa de que não é possível reformar o casamento. Há um casal que, prestes a ter o primeiro filho, não concorda sobre nada. Acrescenta-se uma mulher de 87 anos que já viveu demais para temer uma ameaça à mão armada, um corretor imobiliário assustado, mas ainda disposto a vender, e um homem misterioso que se trancou no único banheiro do apartamento, e assim completamos o pior grupo de reféns do mundo.
Cada personagem carrega uma vida de reclamações, mágoas, segredos e paixões prestes a transbordar. Ninguém é exatamente o que parece. E todos — inclusive o ladrão — estão desesperados por algum tipo de resgate. Conforme as autoridades e a imprensa cercam o prédio, os aliados relutantes revelam verdades surpreendentes e desencadeiam eventos tão inusitados que nem eles próprios são capazes de explicar.
Livro: Gente Ansiosa
Autoria: Fredrik Backman
Tradução: Maira Parula
Editora: Rocco
Rating: 5 estrelas
Compre o livro: Amazon
Capa & Diagramação
A ilustração da capa chama atenção pela simplicidade e pelas cores chamativas. Acredito que represente de uma forma geral a história pois não me remete a nada muito específico, mesmo após terminar a leitura.
Personagens, Enredo & Impressões gerais
Uma das tarefas mais desafiadoras para mim é falar sobre coisas que eu gosto muito. Parece que a emoção toma conta e fica difícil ser eloquente e não parecer piegas. Eu até hoje não fiz uma resenha de Harry Potter por essa razão!
Apesar de ter terminado a leitura de Gente Ansiosa há algum tempo eu demorei para vir aqui falar sobre o que achei por causa disso. Que surpresa boa foi essa história!
Iniciei essa leitura sem expectativa nenhuma. Tinha lido a sinopse há muito tempo e, depois de várias indicações, havia adicionado a obra a minha lista de desejos. Os livros da Rocco sempre são meio caros e acabei aproveitando aquela chuva de cupons de desconto da época da Black Friday para adquirir esse.
Saí completamente da minha zona de conforto nessa leitura. Geralmente, livros que trazem humor na história, ainda que seja de forma secundária como nessa obra, não me agradam. Mas que equilíbrio perfeito entre o drama de cada história de vida dessas pessoas e o humor trazido às situações pelo autor.
Eu marquei muitas passagens do livro e poderia listar aqui muitos trechos que mexeram comigo. Achei interessante, especialmente os momentos em que as questões com ansiedade foram abordadas, assim como as inseguranças da vida adulta, os questionamentos filosóficos do propósito da vida e as críticas a vida cotidiana vazia de significado que a maior parte da população mundial vive hoje. É muito assunto para um livro só!
Me identifiquei um pouquinho com cada uma das histórias narradas e fiquei encantada com a mensagem de compaixão e solidariedade contida na obra.
Não tenho certeza se o público mais jovem se conecta tanto com a história quanto o pessoal que já está acima dos 30 anos (assim como eu). Mas pelo que vi por aí todo mundo curtiu essa leitura, ainda que uns mais e outros menos. Gente Ansiosa ficou no meu top 5 de melhores leituras de 2021. Ainda não terminei de assistir a minisérie disponível na Netflix mas, pelos episódios que já assisti me pareceu ter uma pegada bem diferente (e não tão interessante ao meu ver).
Pontos positivos: leitura leve, equilíbrio perfeito entre humor e trama, traz várias reflexões importantes.
Pontos negativos: talvez se você não gosta de histórias com muitos personagens pode não curtir esse livro, possui alguns gatilhos sobre suicídio.
-
TBR: Setembro de 2021
Vale contar sobre a minha TBR do mês com 25 dias de atraso? Eu geralmente não sou muito boa em determinar e cumprir as TBRs mas esse mês até que está dando certo! Desses livros da foto (que foi tirada no final de agosto) eu só não li um. Acabei substituindo por outros que despertaram meu interesse repentinamente. E já adianto que dois deles ganharam 5 estrelas!
Em muito breve venho contar quais livros eu li no mês , venho postar algumas resenhas e, talvez, fazer uma TBR para outubro.
Como estão sendo as leituras de vocês em setembro?